domingo, 10 de julho de 2011

Reflexão: Saudade da Icapuí de todos os dias


Acordei hoje com uma saudade imensa de Icapuí, mesmo vivendo aqui todos os dias. Saudade do tempo em que o mar era alegre e jovial, os barcos brincavam de pular onda, os pescadores sorriam da maresia impregnada em sua pele, a areia namorava com o vento e todos traziam em si a alegria de um "pra sempre".

Hoje, me deu aquela vontade de sair por aí, sem rumo e sem destino, sem roteiro nem caminho. Vontade de adentrar no mar exageradamente azul e esquecer que ele é Atlântico, isso é apenas uma convenção geográfica. Aqui,  o mar é o "nosso mar". Sentir o frio de suas águas na eterna arenga com o quente do sol. Deitar em qualquer praia, deserta ou não, admirar os coqueiros ao longe, a "serra" de ponta a ponta, o vermelho das falésias e o verde-escuro das "caatingueiras" sentadas nas grotas.

Andar pelas ruas e avenidas, falar com pessoas que talvez estejam sentindo a mesma saudade que eu. Saudade de uma Icapuí esplendorosa, que continua sendo, que nos faz sentir falta de algo que temos todos os dias. Icapuí é nossa, Icapuí somos nós, Icapuí é de quem visita, de quem ama, de quem vive aqui ou a quilômetros de distância. Neste domingo de sol radiante quero ver jangadas deslizando sem rumo, indo e vindo sem preocupar-se com o onde chegar. Velas enfeitando uma mar absurdamente belo. Perder de vista tantas curvas, reentrâncias de nossa orla. Um jogo de esconde-esconde de belezas. A cada passo, um novo cenário se deixa descobrir. 

A brisa sorrateira, nesta manhã trouxe ares de nostalgia. Lembranças de um eu menino, vivendo à beira-mar, não sabendo que era feliz, achando que felicidade só existia no mundo afora. Sinto falta da criançada tomando de conta do que é seu: o mar, o solo, as árvores, a fauna, o céu e o sol. Cuidar de nossas belezas, como cuidávamos, protegíamos, defendíamos quando crianças. Cuidar do povo e de seus sorrisos espontâneos, das risadas que ecoavam noites adentro. Senti saudade do amor que sentíamos por esta terra.

Icapuí é assim. Infinito como o céu e o mar. Tão real quanto nossos pés descalços "afogados" num lagamar qualquer. É lugar pra se sentir, não apenas viver. É um lugar onde mesmo estando aqui todos os dias, nos faz sentir aquela saudade inexplicável de alguém que nunca partiu. É uma saudade que só sente quem ama este lugar.

Hoje é dia de todos sentirem saudade de Icapuí. Saudade da Icapuí de todos os dias.
Foto e texto: Claudimar Silva
Editor do blog http://www.acidadeicapui.com.br/ 

Nenhum comentário: