quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quadro de Modigliani ajudou a capturar último foragido sérvio

Darko Vojinovic-25.set.2007/Associated Press
Um quadro do artista italiano Amedeo Clemente Modigliani (1884-1920) permitiu localizar Goran Hadzic, ex-chefe dos sérvios da Croácia e último foragido por crimes de guerra na Bósnia.
Hadzic foi detido nesta quarta-feira na Sérvia e será transferido para o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) de Haia.
A justiça internacional o acusa por seu suposto envolvimento nos assassinatos de centenas de civis croatas e pela deportação de milhares de croatas e de outros não 
O quadro de Modigliani "Retrato de um homem" (1918) foi descoberto em 30 de dezembro de 2010, durante uma revista da residência de um amigo de Hadzic.
Os investigadores, que suspeitavam que Hadzic havia se apropriado deste quadro, aparentemente durante a Guerra da Croácia (1991-1995), descobriram então que o fugitivo tentava vender a obra de arte, avaliada em vários milhões de euros, para financiar sua fuga.
Aparentemente, Hadzic planejava abandonar a Sérvia, pois havia sido informado por aliados que sua prisão era iminente.
"Era um sinal de que Hadzic precisava de dinheiro, então seguimos esta pistas", explicou o promotor sérvio para crimes de guerra Vladimir Vukcevic, sem dar mais detalhes.
Outros 50 quadros foram encontrados na casa do amigo de Hadzic.sérvios durante a guerra da Croácia (1991-1995).
Informações: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: