segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mergulhadora russa nada no mar russo para estudar baleias brancas



No ápice do frio russo, a campeã mundial de prender a respiração embaixo d’água (recorde de dez minutos), Natalia Avseenko, lançou-se em uma ousada experiência: nadar completamente nua ao lado de baleias brancas da espécie conhecida como beluga. O feito inédito, realizado em uma água com temperatura média de 2 graus Celsius negativos, teve como objetivo avaliar a sensibilidade dos animais marinhos que, apesar de belos, possuem entre oito e dez dentes em cada lado do maxilar, medem até cinco metros de comprimento e pesam até 1,5 toneladas.
Ao perceber a vulnerabilidade da mulher durante o mergulho, realizado no Mar Branco, próximo ao Círculo Polar, no noroeste da Rússia, as baleias demonstraram um instinto generoso: procuraram ajudá-la a chegar à superfície. O convívio entre humanos e a espécie, que acompanhou a pesquisadora durante todo o percurso, foi amistoso.
O estudo comprovou que o radar instintivo que existe nas baleias belugas, que a levam a ajudar alguém que demonstra fragilidade ou medo, é presente também nos golfinhos. As duas espécies registram as ondas emitidas pelos humanos, o que afeta seu comportamento. A campeã mundial e exímia mergulhadora tornou-se mundialmente conhecida por apoiar um programa internacional de proteção a golfinhos. 
Informações: brasil247.com.br

Nenhum comentário: