sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mandela retorna a Qunu para celebrar seu 93ª aniversário


O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela retornou a Qunu, a cidade na qual passou sua juventude, para celebrar seu 93º aniversário na próxima segunda-feira, informou o diário "Times".
Mandela aterrissou no início da tarde desta quinta-feira no aeroporto de Mthata a bordo de um avião militar, procedente de sua residência em Johanesburgo, segundo a edição digital do periódico sul-africano.
Na pista, o ex-líder era aguardado pela Polícia, os serviços especiais de segurança e várias ambulâncias, além de sua equipe médica, o chefe dos serviços clínicos do Exército, Zola Dabula, e o diretor do complexo hospitalar de Mthatha, Mbuyiselo Madiba.
Alegando "motivos de segurança", a Polícia isolou a área para impedir que fotografias fossem tiradas, informou o jornal.
Do aeroporto, o Prêmio Nobel da Paz de 1993 foi levado a sua residência em Qunu, cidade onde passou seus anos de juventude.
No final de janeiro, Mandela foi hospitalizado devido a uma complicação respiratória e desde que recebeu alta permaneceu sob vigilância médica em sua residência em Johanesburgo.
Em 2009, a ONU declarou o aniversário de Mandela - 18 de julho - Dia Internacional, sob o nome de "Dia de Mandela", quando propõe que os cidadãos dediquem 67 minutos a atos que evoquem o espírito do ex-presidente sul-africano, que dedicou 67 anos de sua vida a combater o apartheid.
No aniversário de Mandela, 12,4 milhões de crianças sul-africanas cantarão "feliz aniversário" para o ex-líder de maneira simultânea em seus colégios, em um evento que será transmitido pelas rádios e televisões públicas sul-africanas. Informações: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: