quarta-feira, 27 de abril de 2011

71 anos do Estádio Pacaembu


Revestiu-se de intenso brilho a inauguração do majestoso Estádio Municipal do Pacaembu. Repleto de uma assistência entusiástica, o grandioso Estádio da capital paulista apresentava um aspecto deveras empolgante, com o desfile dos atletas, que arrancavam frequentes e prolongadas salvas de palmas, ao som das marchas das bandas militares no auditório." Jornal do Brasil

São Paulo iniciava uma nova era para o esporte no país. Marcado por um grande desfile de abertura, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, dos interventores de São Paulo e Rio, do Prefeito de São Paulo e demais autoridades ilustres, foi inaugurado o Estádio Municipal do Pacaembu, firmando-se como o maior complexo esportivo da América do Sul. O evento foi amplamente divulgado e celebrado por paulistas e visitantes que chegaram de diferentes partes do Brasil para assistí-lo.

Estádio Pacaembu. Inauguração. Reprodução.
A primeira partida de futebol foi disputada em 28 de abril de 1940, quando o Palestra Itália, hoje Palmeiras, derrotou o Coritiba por 6 x 2. Rodada dupla, no segundo jogo foi a vez do Corinthians vencer o Atlético Mineiro, por 4 x 2. A disputa final do torneio, Taça Cidade de São Paulo, foi entre Corinthians e Palestra, sagrando-se este campeão.

Palco de grandes eventos, o Pacaembu acolheu a Copa de 1950, competição disputada também nos gramados do Maracanã e os Jogos Pan-Americanos de 1963, que teve São Paulo como cidade sede.

O Estádio Municipal do Pacaembu leva hoje o nome do Marechal da Vitória, Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas vitoriosas campanhas das Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile.
Informações: Portal Jornal do Brasil Hoje na História

Nenhum comentário: