sábado, 11 de fevereiro de 2012

O FlyNano é uma aeronave que quebra todos os paradigmas da indústria aeronáutica



O FlyNano é uma aeronave que quebra todos os paradigmas da indústria aeronáutica. O modelo, além do visual futurista, pesa apenas 70 kg, tem envergadura de cinco metros, é capaz de levar até 200 kg e atinge velocidade máxima de 140 km/h a uma altitude de até três mil metros. Para isso, tem algumas particularidades que deixam claro o quão ousado é seu projeto. Uma delas é ser feito totalmente de fibra de carbono. A outra, é o fato de ser impulsionado por sistema de hélices que fica acima do cockpit onde só há espaço para uma pessoa e mais nada. Nem sequer uma pequena mochila.

Criado pelo engenheiro finlandês Aki Suokas, consultor aeronáutico e grande entusiasta do assunto, o ultraleve pode ser comparado a um mini-hidroavião, já que faz pousos e decolagens na água. A ideia de Suokas, desde o início foi criar uma aeronave acessível e prática. O objetivo ao que parece foi alcançado. Para pilotá-lo, é preciso ter um Certificado de Piloto de Recreio (CPR), uma licença especial para ultraleves.
O FlyNano está disponível nos Estados Unidos e na Europa em três versões: uma movida a gasolina de 24 cv, outra preparada para corridas, com motor a gasolina de 35 cv e a última, com propulsor totalmente elétrico de 20 kW. Esta tem autonomia de voo de cerca de 40 minutos e, assim como qualquer veículo elétrico, não emite nenhum ruído.
Lançado na Alemanha, em 2011, o FlyNano começará a ser entregue a seus proprietários neste ano. Seu preço varia de 25 mil euros a 27 mil euros.
Informações: Rafael Almeida, especial para o iG

Nenhum comentário: