domingo, 26 de fevereiro de 2012

Evite gafes à mesa quando estiver viajando


O que para uns é normal, para outros pode ser esquisito, surpreendente ou até ofensivo. Muitas vezes, em uma viagem, você pode cometer gafes na hora de uma refeição, sem nem imaginar o porquê. Siga algumas dicas para evitar incômodos à mesa quando estiver viajando, selecionados pelo site de gastronomia The Daily Meal.
1. Nunca corte a alface de sua salada na França: isso é considerado má educação. Ao invés de cortá-la, dobre-a e coma com o garfo.
2. No México, a pontualidade não é bem-vista na hora de se juntar para uma refeição. Calcule sempre um atraso de meia hora para um almoço ou jantar.
3. Na Bulgária, nunca leve flores amarelas quando for convidado na casa de alguém. Elas simbolizam o ódio.
4. Na Inglaterra, bananas são comidas com garfo e faca. O costume vem do século dezenove, quando a fruta era vista como uma delícia exótica.
5. Desperdiçar pão na Rússia é considerado um pecado, ou uma grande falta de respeito.
6. Na Alemanha, é falta de educação cortar batatas com uma faca. Ao invés de cortá-las, os alemães costumam esmagá-las com o garfo.
7. No Japão, gorjetas são consideradas ofensivas, vistas como uma esmola. Mas com o aumento dos visitantes ocidentais ao país nos últimos anos, aceitá-las ficou mais habitual.
8. Se estiver na Áustria, não brinde sem olhar para os olhos da outra pessoa. Austríacos dizem que isso pode trazer dez anos de sexo ruim.
9. No Marrocos, não se surpreenda se as pessoas jogarem ossos, e outras partes não comestíveis sobre a mesa. Isto é permitido se a mesa estiver coberta por plástico.
10. Beber cerveja no gargalo é considerado falta de educação na Tanzânia. A bebida deve ser servida em um copo.
11. Na hora de comer massas na Itália, não espere os pratos dos outros chegarem para começar. No entanto, se a comida for outra, é necessário esperar todos estarem servidos.
12. Desde a época da realeza francesa, a etiqueta indica que as mãos devem estar sempre visíveis, e não embaixo da mesa. A lenda diz que esta regra evitava comportamentos inapropriados com os companheiros de mesa.
13. Nunca leve vinho para uma anfitriã no Portugal, isso é considerado um insulto.
14. No Egito, colocar sal na própria comida é visto como uma ofensa para com a pessoa que cozinhou a refeição.
15. Na tribo dos Kagoro, na Nigéria, mulheres são proibidas de comer com colher.
16. Não se assuste se o garçom servir chá até sua xícara transbordar! Este é o costume no Egito.
17. No Afeganistão, coma apenas com a mão direita. Os convidados comem primeiro, e se sentam no lugar que estiver mais longe da porta. Se um pedaço de pão cair no chão, levante-o, beije-o, e coloque-no à altura de sua testa antes de colocá-lo novamente sobre a mesa.
18. Na França, nunca peça para levar seus restos para viagem. Acabe sua comida ou deixe as sobras no prato.
19. Em uma viagem à Mongólia, se lhe oferecerem vodka, jogue algumas gotas com seus dedos para o lado e algumas no chão. Depois, encoste seu dedo na testa e beba.
20. No Japão, coma sua sopa de macarrão sugando e fazendo barulho: é uma senha de que você está apreciando a refeição, e provando todos os sabores ao mesmo tempo.
21. Na Rússia, beber vodka faz parte da vida do dia-a-dia, e recusar quando alguém oferece um pouco da bebida é visto como uma ofensa. Informações: Portal Terra

Nenhum comentário: