quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fabio Velasco (BA) André Torelly (RS) representam o Brasil na modalidade paddleboard masculino no Peru

Fábio velasco

No segundo dia de disputas do ISA World SUP and Paddleboard Championship, as ondas aumentaram de tamanho e os ventos fracos permitiram a exibição de ótimos momentos e manobras impressionantes.  Logo no início, a equipe brasileira tomou um susto com a queda do gaúcho Luis Saraiva para a repescagem, na primeira bateria da segunda rodada da SUP Wave. Saraiva, que havia surfado muito bem no dia anterior, não conseguiu desenvolver seu surfe na bateria, ficando com a última colocação e caindo para a repescagem.   Na quarta bateria do dia, um alívio. Caio Vaz arrebentou em sua bateria, conseguindo dois high scores em sua bateria, passando em primeiro lugar. Caio conseguiu a segunda maior somatória do dia: 17.17, atrás apenas do australiano Jackson Close, que totalizou 17.33 dos 20 pontos possíveis.   A catarinense Greta Sisson foi a próxima brasileira na água e mostrou muita garra e técnica para avançar para as semi-finais do SUP wave feminino.   O time brasileiro se mostrou muito unido e a torcida agora se direcionou para Luis Saraiva, que iria disputar sua bateria de repescagem. E o gaúcho encontrou seu surfe conseguindo acertar suas famosas rabetadas, passando a bateria ganhando novo fôlego na competição.  SUP wave encerrado. A vez agora era do paddleboard feminino.   Babi Brazil, que é campeã brasileira de SUP race também é atleta de ponta no paddleboard. E a disputa foi apertada.   Babi remou muito e chegou junto ao pelotão de elite, porém, uma confusão em relação à localização da boia de chegada, fez com que as competidoras voltassem uma pequena parte do trajeto para contorná-la, o que, de acordo com fontes que estavam presentes na prova, não foi cumprido por todas.
Com isso, Babi encerrou a prova, vencida pela australiana Jordan Mercer, em quinto lugar. O manager da equipe brasileira Marco Antonio Gorayeb não engoliu a quinta colocação e entrou com um pedido de revisão dos resultados convocando os outros managers envolvidos e a direção da ISA. Ao final, prevaleceu o bom senso e o trabalho de Marco, revertendo para Babi a quarta colocação e im portantes pontos para o Brasil.
A australiana Jordan Mercer, vencedora da prova, é verdade, liderou a prova do início ao fim e é hoje o maior nome do paddleboard feminino, acumulando títulos como da Molokai-to-Oahu, prova mais importante do mundo da modalidade. Mercer, como se não bastasse, é treinada por Jamie Mitchell, mito do esporte: “Ela tem um futuro enorme enorme à sua frente e se ela se focar mais no esporte, o céu é o limite” disse Mitchell, que é o capitão da equipe australiana, em entrevista à acessoria de imprensa da ISA.
As competições recomeçam amanhã, no período da manhã (por volta das 8h horário local), com a rodada da repescagem para a SUP wave Masculina, seguida mais tarde (10h horário local) pela prova de paddleboard masculino, André Torelly (RS) e Fabio Velasco (BA) representam o Brasil na modalidade. Informações:  www.isawsuppc.com

Nenhum comentário: