sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aeroporto de Hong Kong: o melhor do mundo!



Em 2011 o aeroporto de Hong Kong levou o prêmio SKYTRAX World Airport Awards de melhor aeroporto do mundo.
Motivos não faltam para justificar o prêmio. O acesso ao aeroporto é fácil. As instalações são amplas, limpas e bem sinalizadas.
As opções de alimentação e compras são muitas e diversificadas. É fácil encontrar lojas de renomadas grifes internacionais, como Chanel, Gucci e Ferragamo, além de várias lojas de perfumes, cosméticos e canetas. Tem até uma loja da Zara para quem prefere fast fashion.
Existe hotel para passageiros em trânsito, poltronas reclinadas e confortáveis para passar o tempo e áreas com brinquedos e atividades específicas para crianças. 
De todas as vantagens do Hong Kong Internacional Aiport, a que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de fazer o check in fora do aeroportoO serviço, que se chama in town check in service, é gratuito e oferecido por quase todas as companhias aéreas.
Basta comparecer às estações de metrô Hong Kong Station ou Kowloon Station no dia do voo (ou até mesmo no dia anterior ao voo), fazer o check innormalmente, despachar as malas e curtir o resto do tempo sem se preocupar mais com a bagagem. Esse serviço é uma mão na roda, especialmente para quem vai pegar um voo noturno. Como as diárias dos hotéis em geral se encerram por volta de meio-dia, dá para despachar as malas e ainda aproveitar o resto do dia, sem o transtorno de retornar ao hotel para buscar a bagagem ou chegar tão cedo ao aeroporto para as providências de check in.
Fazer o in town check in é super fácil, mas fica aqui um passo a passo:
1 – Verifique se a sua companhia área oferece esse tipo de serviço e qual a antecedência para fazer o check in fora do aeroporto. Veja a lista das companhias aéreas aqui. Com menos de 90 minutos do horário de decolagem do voo, não é possível fazer in town check in.
2 – Compareça às estações de metrô Hong Kong Station, que fica no IFC Tower, ou Kowloon Station e procure a área de check in. Se tiver muita bagagem, aconselho ir de táxi até as estações acima indicadas. Algumas estações de metrô não têm elevador.
3 – Faça o check in e despache a bagagem normalmente.
4 – Se tiver tempo sobrando, uma opção é passear pelo IFC Tower, o 4º prédio mais alto do mundo. Ao sair da estação de metrô Hong Kong Station, você já estará dentro do shopping do IFC Tower. Por lá, há várias lojas interessantes, como a Shu Uemura, além de restaurantes. Aproveite também para visitar o observatório Sky 100, que tem uma linda vista de Hong Kong.
5 – Na hora de ir ao aeroporto, recomendo pegar o trem Airport Express, ali mesmo nas estações Hong Kong e Kowloon Station. O trajeto demora 24 minutos e as saídas dos trens são a cada 10 minutos. Os horários podem ser consultados aqui. O ticket single journey custa HGD 100 (cerca de R$ 22) para partidas da Hong Kong Station e HGD 90 (cerca de R$ 20) para partidas da Kowloon Station. O bilhete de ida e volta tem preços um pouco mais em conta. Veja aqui. Comprando os tickets on line, também há um pequeno desconto.
É possível utilizar o cartão do metrô (Octopus) para andar no trem Airport Express. A funcionária do balcão de informações, todavia, aconselhou-nos a comprar o ticket do Airport Express, por ficar mais em conta. Procurei essa informação na internet, mas não encontrei…
6 – Ao chegar no aeroporto identifique seu terminal de embarque: T1 e T2, conectados por metrô e ônibus. Chegue com antecedência para fazer os procedimentos de controle de passaporte e raio X.
O serviço in town check in foi excelente! Super prático e conveniente! Todo aeroporto distante do centro da cidade deveria oferecer serviço semelhante.
Já no aeroporto, se sobrar tempo, divirta-se um pouco. Há cinema 4D, um campo de golf e uma área de jogos simulados (i-sports), com basquete, futebol, boxe etc.
Com tantas facilidades aos passageiros e opções de entretenimento, está explicado por que o aeroporto de Hong Kong é o número 1.
Informações: Por 
Anna Bárbara em: nosnomundo.com.br



Nenhum comentário: