quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Baião de Dois uma Dupla Imbatível


Todo mundo sabe que o arroz e o feijão é o par perfeito do Brasil, uma dupla imbatível na preferência dos brasileiros.
Aqui no Ceará acontece o casamento feliz, a união mais que perfeita: o Baião de Dois.
Todo o sucesso da união da dupla vem do seu valor nutritivo. A união do arroz e feijão produz uma química que extrapola apenas o sabor para formarem uma perfeita e saudável combinação protéica.
Está aí o segredo dessa dupla permanecer como a protagonista na cozinha brasileira. O arroz com o feijão se completam, o que falta em um o outro fornece. Os grãos de arroz contêm metionina, um aminoácido deficiente no feijão, e os de feijão contém lisina, aminoácido deficiente no arroz.
Bem... voltando à nossa dupla mais famosa ela é a comida básica dos brasileiros, e ainda traz um sentido unificador, representa a união do branco com o preto.
O baião de dois faz parte das raízes do Ceará, sempre está presente nas refeições dos ceareenses, além disso é o prato da boa lembrança. Aquele - que todo mundo tem um - que sempre existiu desde os remotos tempos da nossa infância, é o prato do coração, aquele preferido.
Aquela memória gastronômica que só ao sentirmos o sabor ou o cheiro nos transportamos para a lugar mais delicioso: a cozinha da nossa infância, aquela que na maioria das vezes está a nossa Vó.
A história do baião de dois é do tempo das dificuldades das pessoas do sertão no período da seca, que não podiam estragar nada, portanto uniu o arroz, o feijão, o queijo coalho e a carne seca e criou um prato só.
E assim está pronto o Baião de Dois, que sempre foi fundamental para dar sustança aos vaqueiros. Dessa forma explica a força que sempre tiveram em suas andanças pelo sertão.
Portanto nas suas andanças pelo Ceará prove e se fortaleça com um Baião de Dois, encontrado em quase todos os bares, barracas de praia e restaurantes da cidade.

Para mim o melhor Baião de Dois de Fortaleza é o do Restaurante Assis - já provei em vários lugares - fica no Bairro Varjota, na Rua Ana Bilhar. Pode ir que voce não vai se arrepender!

Eliane

2 comentários:

Alice disse...

Vou provar!Adorei o blog!
bj
Alice

Anônimo disse...

Concordo, é muito bom mesmo. Merece os elogios.

Alex