quinta-feira, 7 de maio de 2009

Inédito

"Turistas devolvem pedra retirada do Coliseu há 25 anos
ASSIMINA VLAHOUda BBC Brasil, em Roma
Um casal de turistas americanos, arrependido por ter levado embora uma pedra do Coliseu, o monumento mais importante de Roma, resolveu devolver o "suvenir" para as autoridades romanas, acompanhado de um pedido de desculpas.
"Deveríamos ter feito isso muito antes, mas pedimos desculpas e devolvemos o que pegamos no Coliseu 25 anos atrás, para que volte ao lugar ao qual pertence", escreveu o casal.
A carta anônima chegou a Roma dentro de uma caixa de papelão, juntamente com um pequeno pedaço de travertino - um tipo de pedra muito usado na cidade desde a antiguidade para a construção de palácios, casas e monumentos.
O pacote foi enviado da cidade de Greensboro, no Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, para a secretaria regional de promoção turística de Roma.
"O casal deve ter ficado com receio de possíveis repercussões legais", disse Federica Alatri, presidente da secretaria de Promoção Turística, ao jornal La Repubblica.
Satisfação
No texto da carta, divulgado pelos jornais italianos, a mulher escreve que ficou com remorso nesses 25 anos.
"É uma pedra que peguei como recordação com meu marido. Ao longo dos anos, pensei que se todos os visitantes daquele belíssimo monumento levassem um pedaço, não sobraria nada. Nosso gesto foi egoísta e superficial."
Segundo Federica Alatri, nunca houve um caso parecido na cidade.
"Este é um caso sem precedentes que nos deixa muito satisfeitos. Nos sentimos confortados pelo senso de responsabilidade que esta pessoa mostrou."
Segundo a descrição dos jornais, a pedra devolvida é pequena e caberia dentro de um bolso. Agora ela está sendo examinada pela superintendência arqueológica de Roma, que deve estabelecer sua autenticidade.
Se ficar comprovado que a pedra é mesmo do Coliseu, o caso vai ser usado como exemplo para todos os turistas.
"Se o texto da carta for verdadeiro, vamos reproduzi-lo ao lado dos monumentos e nos guias turísticos da cidade para explicar aos turistas quanto é errado levar para casa certas lembranças" disse Claudio Mancini, secretário regional do Turismo.
O Coliseu é um dos monumentos mais visitados no mundo. Foi construído entre os anos de 72 e 80 d.C. pela dinastia Flavia no local que antes era ocupado pela casa do imperador Nero, conhecido por martirizar os cristãos e incendiar Roma.
O anfiteatro, considerado como o maior da antiguidade romana, recebia até 70 mil pessoas que lá assistiam a lutas de gladiadores e à caça de animais selvagens."
Fonte: Folha SP

Nenhum comentário: