quarta-feira, 6 de maio de 2009

Monumento mais visitado do mundo




Fotos: o criador Gustave Eiffel e sua obra
A Torre Eiffel completou 120 anos no dia 31 de março de 2009. A torre localizada em Paris é o monumento mais visitado do mundo, recebe aproximadamente seis milhões de turistas ao ano.
A torre foi construída por Gustave Eiffel em 31 de março de 1889, foi atração principal da Exposição Universal de Paris. Durante o século XIX essas exposições aconteciam para exibir tecnologia de ponta e inovações. Logo apareceu alguns artistas que queriam a demolição da torre pois achavam de péssimo gosto e inútil, porém não tiveram êxito em função das taxas que eram cobradas para visitação, que davam um bom rendimento, e graças também a Gustave Eiffel que sempre recorria as autoridades para não deixar demolir a torre.
Ironicamente o seu criador passou a vida lutando pela permanência da torre, inclusive deixando de criar outras obras, ele morreu em 1923 aos 89 anos.
Sua luta não foi em vão visto que a “Dama de Ferro” - como é chamada carinhosamente pelos franceses – continua em pé e é hoje o monumento mais visitado do mundo.
Fonte: Folha São Paulo

Nenhum comentário: