terça-feira, 5 de maio de 2009

Maio Mês das Noivas: Curiosidades e Símbolos de um Casamento

Foto: Rainha Vitória seu primo e marido Albert de Saxe Cobourg.



O bolo: depois da noiva é umas das maiores atrações em um casamento. Por volta do ano 100 antes de Cristo que foram preparados os primeiros bolos de casamento. Inicialmente era parecido com pão. Durante a cerimônia o bolo era espedaçado em cima da cabeça da noiva, com a finalidade de vida longa e filhos saudáveis. Os convidados comiam os farelos para terem sorte.
Só século XVII os ingleses passaram a confeitar os bolos. Entre as histórias envolvendo o bolo está a da filha da Rainha Vitória, em 1959, onde foi elaborado o primeiro bolo com andares e confeitado. Daí em diante a cada dia é mais elaborado e criativo.
Casamento:
Nasceu em Roma a cerimônia, todo o ritual e tradição.
Vestido de noiva:
A tradição do vestido branco veio da Inglaterra, através da Rainha Vitória, quando ela se casou com o primo Albert.
Véu da noiva:
Tradição da Grécia antiga que simbolizava proteção à noiva dos admiradores e dos olhos da inveja.
Aliança:
É colocada no terceiro dedo da mão esquerda porque os antigos acreditavam que havia uma veia que ia direto para o coração. Uma tradição cristã.
Buquês:
Significam fertilidade e felicidade.
Padrinhos:
Originado nas tribos, onde a noiva precisava ser protegida por possíveis raptos.
Chá de cozinha:
Tradição que nasceu na Holanda, quando certa vez um homem pobre se apaixonou por uma rica donzela, o pai da noiva não permitiu o casamento, porém, amigos do noivo o presenteou com utensílios de casa. Assim nasceu o chá de cozinha.
Posição da noiva e do noivo:
Uma origem anglo-saxões, a noiva fica ao lado esquerdo do noivo, para que o braço direito do noivo fique livre para sacar a espada caso acontecesse algum ataque.
Lua de Mel:
Surgiu quando o casamento era realizado através de captura, o homem capturava a mulher e, precisava ficar escondido por um mês, período que correspondia de lua cheia até a outra, durante o período que ficavam refugiados bebiam uma bebida afrodisíaca adocicada com mel.
Flores no caminho da noiva:
Sorte e fertilidade.
Chuva de arroz:
A mais de dois mil anos antes de Cristo que na China o arroz já simbolizava fartura. O costume teve origem na China para propiciar aos noivos fartura na vida a dois.
Fonte: Manual de festas tradicionais.

Um comentário:

Lúcio Alcântara disse...

Interessante tanta informação sobre símbolos do casamento.