quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Vôo dos Gansos!

Foto:Ricardo Almeida/Folha de São Paulo Imagem
Ganso, voa com a equipe para Porto Alegre após divulgação dos convocados para a Copa da África do Sul, sem o nome do meia na lista
Folha de São Paulo

O Vôo dos Gansos e Equipe

Autoria: Autor desconhecido.

A sabedoria dos animais tem muito a nos ensinar. Cabe a cada um de nós tirar desses ensinamentos o conteúdo necessário para aprimorar, cada vez mais, os resultados das nossas ações.
Quando você observa gansos voando em formação “V”, pode ficar curioso quanta as razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma: A seguir, algumas constatações feitas por pesquisadores:
FATO:
A medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que cada ave voasse isoladamente.
VERDADE:
Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe, ghegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apóiam na confiança uma das outras.
FATO:
Sempre que um ganso sai da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de voar só e de imediato, retorna a formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave a sua frente.
VERDADE:
Existe força, poder e segurança em grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.
FATO:
Quando um ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta.
VERDADE:
É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.
FATO:
Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente para manterem o ritmo e a velocidade.
VERDADE:
Todos necessitam ser reforçados com apoio ativo e encorajamento dos companheiros.
FATO:
Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger. Eles acompanham até a solução do problema e então reiniciam a jornada. Os três ou juntam-se a outra formação, até encontrar o seu grupo original.
VERDADE:
A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.



2 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo e edificante.

Tony Pacheco

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Meu querido Tony Pacheco,
sempre entendendo tudo q quero dizer, por isso q te amo, desde sempre!
bj