quinta-feira, 27 de maio de 2010

Eu Queria Acreditar no Resultado Positivo do Salão do Turismo!



"Salão Turismo: De 26 a 30 de maio de 2010 acontece no Anhembi em São Paulo a 5º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.”

Bonito não é minha gente!? Chama atenção tamanha produção de um evento. Não é não?

Para aumentar o espetáculo, a produção, e a beleza existem os discursos da sustentabilidade, da geração de emprego e renda, do respeito às comunidades, da valorização dos profissionais da área. São recorrentes. Mudam só local onde é proferido e pessoa que está discursando. Uma maquiagem de disfarce. Com tempo, aliás, num curto espaço de tempo se torna vago, ilusão, falácia. Comum, muito comum, vermos empresários reunidos pensando em como vender mais os produtos turísticos e as comunidades à margem do desenvolvimento da atividade.

Voces já repararam que vemos estatísticas do turismo de tudo? De número de visitantes de uma localidade, de desembarques, taxa de ocupação nos hotéis, e por aí vai E a "cadeia produtiva"? O poder público e os empresários amam esse termo! Falam como se a atividade turística fosse uma fada madrinha! Tocou com a vara de condão, aí tudo se transforma positivamente. Dá vida a "cadeia produtiva". É o turismo de sempre, avaliado apenas pelo aspecto econômico. Não vemos estatísticas de como uma comunidade melhorou com a atividade turística. Não vemos estatística de que as comunidades aumentaram o nível de escolaridade, de como diminuiu a droga com a chegada do turismo, de que não existe mais exploração sexual do turismo.

Estatísticas de impactos sociais positivos. Não é isso que todos os discursos pregam? Por enquanto fica em nosso sonho!

Assistimos ao poder público e a iniciativa privada serem guiados pelo lucro que a atividade dá.

Juro, juro mesmo, do fundo do meu coração que queria acreditar em resultados positivos e integradores do Salão do Turismo e em todos os eventos que reúnem empresários e o poder público. Queria acreditar que além de aumentar os lucros e as vendas os lugares e as pessoas também acompahassem o crescimento e o desenvolvimento.

Será que eles não percebem que melhorando a vida das pessoas, deixa de existir a viloência, os crimes, os assaltos, coisas que contribuem para imagem negativa do lugar. A concentração de oportunidades sempre nas mãos dos mesmos só piora vida dos lugares. São lugares divididos, o local turistico e o do morador.

E infelizmente a prática de turistificar é sinônimo de aumento de preços, caristia e muitas vezes descaracterização dos lugares. De levar vantagem.

Mas cotinuo querendo acreditar. Acreditar que um dia eles irão acordar. Acreditar que um dia nem eles mesmos não vão acreditar na metodologia ultrapassada de trabalho deles, que leva a exclusão e a exaustão. Acreditar que um dia eles não vão permitir a exploração sexual.Acreditar que um dia eles vão respeitar as comunidades.

Mas... Por equanto vou fazer uma canção...como diz Caetano...

Se voce tem uma idéia incrível,

É melhor fazer uma canção,

Está provado que só é possível

Filosofar em alemão...”

Ainda Caetano:

“Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína

Alguma coisa está fora da ordem”

É isso...


Nenhum comentário: