quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mosteiro dos Jerônimos



O Mosteiro dos Jerónimos é preciosidade, jóia do estilo Manuelino. Este estilo combina elementos arquitectónicos dos períodos Gótico e Renascentista, juntando-os a uma simbologia real e naturalista, que o tornam verdadeiramente único.
Em 1496, o rei D. Manuel I pediu à Santa Sé autorização para construir um grande mosteiro à entrada de Lisboa, perto das margens do rio Tejo. A construção iniciou pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, junto ao rio em Santa Maria de Belém, em 1502 é iniciada a obra com vários arquitetos e construtores, entre eles Diogo Boitaca - plano inicial e parte da execução - e João Castilho(abóbadas das naves e do transepto – esta com uma rede de nervuras em forma de estrela , pilares, porta sul,sacristia e fachada) que substitui o primeiro em 1516/17. No reinado de D. João III foi acrescentado o coro alto..
As obras começaram em 1501 e só terminaram quase um século depois. D. Manuel I e os seus descendentes foram enterrados em túmulos de mármore situados na capela-mor da Igreja e capelas laterais do transepto.
A dedicação do mosteiro à Virgem de Belém foi outro factor que influenciou a decisão régia. O Mosteiro dos Jerónimos veio substituir a igreja que invocava Santa Maria de Belém, onde os monges da Ordem de Cristo davam assistência aos muitos marinheiros que por ali passavam. Por esta razão, D. Manuel I escolheu os monges da Ordem de S. Jerónimo, cujas funções eram rezar pela alma do rei e dar apoio espiritual aos que partiram da Praia do Restelo à descoberta de novas terras.Por ter sido construída nos bancos de areia do rio Tejo, a estrutura do mosteiro não sofreu muitos danos com o terramoto de 1755.

Em 1907 foi declarado Monumento Nacional e em 1984 foi classificado “Património Cultural de toda a Humanidade” pela UNESCO.
Fonte: http://www.strawberryworld-lisbon.com

3 comentários:

Anônimo disse...

É maravilhoso mesmo. Tive o prazer de visitar essa jóia assim no inesperado. Mu Vôo atrasou e qdo eu cheguei em Lisboa meu avião para Itália tinha partido. Tive q esperar até a noite, então em companhia de D. Luis, um bispo italiano naturalizado brasileiro q reside no Maranhão, fomos conhecer um pouco, pouco, de Lisboa e esse homem maravilhoso me levou para conhecer esse patrimônio do mundo!Além dessa gentileza, ele tb me levou a Igreja de Sto. Antônio (uma delícia) e pude ter uma noção de qto é linda Lisboa! Vou voltar com certeza!

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Esse comentário é da minha amiga, Mara. Ela tem essa mania de escrever e não se identificar!!Mas toda essa experiência é dela, com certeza!