domingo, 16 de outubro de 2011

Obama inaugura monumento em homenagem a Martin Luther King



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inaugurou neste domingo (16) no National Mall de Washington o monumento em memória a Martin Luther King, em homenagem ao "sonho", à luta pela igualdade racial e à persistência que caracterizou o ativista.
"Sua vida e sua história nos dizem que a mudança pode chegar se não nos rendermos", destacou Obama durante um emotivo discurso no National Mall, diante de milhares de pessoas que assistiram à cerimônia oficial de inauguração do monumento a Luther King.
Sem as palavras do famoso discurso "I have a dream" (eu tenho um sonho) que Luther King pronunciou durante uma manifestação em Washington em 1963, "talvez não tivéssemos tido a coragem de chegar tão longe", ressaltou Obama, o primeiro presidente negro na história americana.
Quase meio século passou desde o discurso histórico e "nosso trabalho, o de Luther King, ainda não está completo", acrescentou o presidente, ao lembrar que resta muito a fazer na luta contra a pobreza e a desigualdade.
O ato deste domingo foi inicialmente previsto para 28 de agosto, mas teve então de ser adiado devido à passagem do furacão "Irene", que castigou a costa leste dos Estados Unidos.
A cerimônia contou com a presença de líderes de direitos civis, assim como alguns dos membros da família de King, poetas e músicos, entre os quais a cantora Aretha Franklin, além do vice-presidente americano, Joe Biden, e da primeira-dama, Michelle Obama.
Informações: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: