quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O maior salão de chocolate do mundo - Paris




No ar em todo o parque de exposições da Porta de Versailles, em Paris, o aroma inconfundível do chocolate em variações quase infinitas. É a louca celebração dos franceses de 20 a 24 de outubro no Salão do Chocolate, com demonstrações, aulas, conferências, venda de livros, degustações até enjoar e o bizarro desfile de modelos com doces e efêmeros vestidos e lingeries.

Nenhuma feira no mundo se iguala a esta. Clotilde Dusoulier, uma das blogueiras mais famosas da França com seu Chocolate & Zucchini, dá a dica: “É certo que há os gigantes da indústria que não têm muito o que fazer lá, e também alguns fabricantes medíocres, mas o Salão é uma excelente oportunidade para descobrir, degustar e comprar chocolates de artesãos de talento, da França e de longe. Se possível, é melhor ir durante a semana pela manhã, para evitar a multidão e poder discutir com os chocolatiers”.

É uma boa sugestão, mas as demonstrações ocorrem durante todo os dias, de hora em hora, das 11h às 18h, com grandes chefs e pâtissiers (mais de 200) magnetizando a plateia com criações para também comer com os olhos. Na Chocoland, lugar para as crianças aprenderem e se lambuzarem.

Uma das estrelas do novo salão, nesses tempos de ditadura da moda esquelética das modelos, são as aulas e conferências sob o tema “Sem açúcar? Com prazer!”. Expoentes como Pierre Marcolini, Guy Roux, Stéphane Bonnat, Jean-Claude Jeanson e Vincent Guerlais estarão preparando suas sobremesas com um glucídeo doce retirado do trigo e do milho, o maltitol.

Quem preferir a teoria, pode escolher algumas das várias conferências ao longo dos cinco dias no espaço Chocosphère, como “Os benefícios nutricionais do chocolate” ou a interessante “Chocolate ou perfume: venha descobrir a perfumaria culinária através do chocolate”, com Michèle Gay, que se apresenta como Parfumeuse culinaire. Chique.

Para os desfiles Tendances Chocolat, todos os dias às 17 horas no palco central Cacao Show, são aguardadas criações inusitadas juntando uma dupla pâtissier/estilista, com destaque para Jean-Paul Hévin e Caroline Chuu; François Pralus e Maxine Wattam (lingerie) e Sadaharu Aoki com Manix Wong. É um dos raros desfiles de moda no mundo – se não o único – que atrai um público masculino maior que o feminino...

O momento mais esperado para os participantes da grande feira é a premiação organizada por uma associação de nome sugestivo: Club des Croqueurs de Chocolat. Os melhores artesãos e os produtos de maior qualidade receberão sua estatueta (de metal, não de chocolate).
Informações: IG


Nenhum comentário: