segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Museu da Cachaça um passeio pela história










Ir ao Museu da Cachaça, em Maranguape no Ceará, é conhecer o Nordeste e a história de uma época que foi – segundo Gilberto Freyre - o “centro da civilização brasileira”. É o Nordeste do tempo da escravidão, onde a cana-de-açúcar – que foi introduzida no Brasil no século XVI por colonizadores portugueses – deu origem ao ciclo econômico do açúcar. E se tornou o personagem principal da época.

A extração do pau-brasil foi primeiro ciclo econômico do Brasil. Quando acaba o ciclo do pau-brasil inicia ciclo econômico da cana-de-açúcar.

Tudo iniciou com a necessidade de se estabelecer em terras brasieliras. E assim no ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de colonização. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos:povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil.

O ciclo da cana-de-açúcar marca a primeira atividade economicamente organizada do Brasil. Existiram alguns fatores que privilegiaram a cultura do açúcar no Nordeste. A localização foi um desses fatores, que facilitava o escoamento da produção. Martins Afonso de Sousa foi responsável pelo primeiro engenho em 1532.

O açúcar teve uma enorme valorização porque era um produto de muita aceitação na Europa, e dava lucro à Coroa. O ciclo da cana-de-açúcar incrementou o Nordeste. Surgiu a necessidade de se colonizar a terra, e assim aumentou os interesses. Atrelado a colonização houve a exploração das riquezas e a necessidade de defender as terras das invasões. E assim aconteceu a concretização da colonização.

Próximo a plantação da cana surgiu a agricultura de subsistência, e assim foi formatado na época a realidade em torno do canavial: casa grande, senzala, capela e moenda. Foi um período onde a diferenciação social era enorme. A casa grande concentrava o poder, a fartura, a riqueza. Já nas senzalas concentrava-se a miséria e péssimas condições de higiene.

Quando a cana-de-açúcar deixa de ser protagonista entra em cena no Brasil a pecuária, depois o ciclo da mineração. O ciclo do café entra em destaque porque impulsionou a economia brasileira. Nesse ciclo os interesses passaram pra área de concentração da economia cafeeira que inicialmente era o Vale da Paraíba, entre Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje se desenvolve o Turismo Rural em algumas fazendas centenárias da região.

Nenhum comentário: