segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dicas para quando for viajar nos navios de cruzeiro

É sempre mais recomendável fazer as excursões oferecidas a bordo. Elas podem ser escolhidas em função do interesse do passageiro e do grau de dificuldade física que esses passeios oferecem.

Quem quiser se aventurar sozinho pela cidade visitada deve se prevenir de possíveis eventualidades. Abaixo, listamos algumas dicas, no formato "perguntas e respostas", para auxiliar, principalmente, os marinheiros de primeira viagem

1 - A que é preciso ficar atento na hora do embarque/desembarque?

É importante verificar já na véspera da viagem se o transatlântico vai embarcar junto ao cais. Vale checar também se o desembarque, mais moroso, será feito em pequenos barcos auxiliares.

2 - A que é preciso ficar atento ao desembarcar para conhecer uma cidade?

Antes de se programar, verifique se o local de desembarque encerra ele mesmo interesse ou se é preciso tomar condução para conhecer as atrações turísticas locais.

3 - É preciso ter algum cuidado especial como transporte (táxis e excursões) entre o local do desembarque e a cidade a ser visitada?

Quem empreita táxis e excursões por conta própria, no porto, corre riscos, pois o cais dos portos costumam não ser lugares muito seguros.

4 - Posso conhecer a cidade por conta própria, sem depender da excursão?

Sim, há cidades que podem muito bem ser desbravadas sem excursões, dependendo da destreza e das pretensões de cada passageiro. Só não se esqueça de ficar atento ao relógio, porque o navio não espera passageiro atrasado.

5 - O que devo levar para acomodar as coisas que devem ficar mais a mão durante a viagem?

Não se esqueça de levar uma pequena mochila para guardar dinheiro e câmeras fotográficas.

6 - O que eu não posso esquecer de levar na bagagem quando quiser fazer uma viagem de navio?

Não se esqueça de levar sapatos e roupas bem confortáveis. Outro item importantíssimo é o filtro solar. Use-o mesmo se não for à piscina.

7 - É preciso apresentar algo antes de embarcar?

Para reembarcar, além de zelar pelo horário, é preciso mostrar o cartão do navio. Esse será o seu cartão de identificação durante toda a viagem.

8 - Quais são os preparativos para o fim da viagem?

Ao fim da viagem, a rotina burocrática do embarque é reeditada na manhã do dia do desembarque. Aí, na véspera, é preciso deixar a mala principal com novas etiquetas do lado de fora da cabine e, na manhã seguinte, procurar por ela no cais. Novamente, é bom ter uma mala de mão para guardar valores e separar a muda de roupa que será usada para desembarcar.

Fonte: www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário: