sábado, 6 de março de 2010

O valor do Sr. Almerio

Farias,Suiliane e Sr. Almerio
Sr. Almerio e Farias
Sr. Almerio

Sábado dia de retornar do Aracati para Fortaleza. Faço sempre essa viagem nos ônibus da Empresa São Benedito. Sempre uma viagem normal, sem nenhuma surpresa. Mas, tem dias que essa normalidade some. Fica tudo mais alegre. A viagem se torna mais agradável e mais rápida, mesmo o ônibus obedecendo à velocidade obrigatória.

Ora, ora, ora...como pode isso acontecer?

Simples, quando estamos vivenciando uma situação confortável não vemos o tempo passar.

Toda essa mudança do panorama do trajeto Aracati x Fortaleza tem um nome: Almerio.

Isso mesmo, o motorista do ônibus, uma pessoa que tem a capacidade com seu bom humor sempre contagiar a todos.

O Sr. Almerio sabe que o seu trabalho é servir, não só a empresa, mas aos consumidores. Ele é o único que ajuda o acesso dos idosos, o único que ajuda os passageiros carregando suas bagagens, o único que nos dá bom-dia sorrindo e no final agradece pela preferência e fica na porta ajudando a descida de todos os passageiros.

Falo o único, porque faço essa viagem toda semana, ida e volta. E só vejo essas gentilezas quando Sr. Almerio está trabalhando.

Não sei se a São Benedito tem conhecimento do potencial do seu funcionário, Sr. Almerio. Ele é diferente, alegre e surpreende sempre os passageiros com seu carisma.

Agradeço também a atenção e simpatia de Suliana e o cobrador Farias. Uma equipe afinada!

E, especialmente hoje, leio no Jornal O Povo um artigo – como sempre – maravilhoso, do Professor Antonio Mourão Cavalcante, onde ele pergunta: Quem é o Sistema?

E ele diz que: “o mundo de hoje estaria em colapso não fora estas máquinas extraordinárias”, mas que em contra-partida: “conseguiram inventar um complicador. Ele atende pelo nome de Sistema."

E sempre se depara com as messmas desculpas:

"Desculpe, mas nosso Sistema está fora do ar." "Por favor, sem a senha o Sistema não responde." "Só podemos atender, senhor, quando o Sistema voltar."

E pensa: “Ora bolas! Outro dia eu insisti com a moça: quero conhecer o Senhor Sistema. Saber se ele é gordo ou magro. Homem ou mulher. Acho que esse cara é o elemento mais importante do mundo ocidental. Sem ele, tudo para! Ele resolve & ou melhor, complica & a vida de qualquer um. Desconfio, igualmente, que ele é um cara super poderoso e chato. Pois vive escondido e resolve atuar nas horas em que mais necessitamos.”

E finaliza: “Viramos números, códigos. Senha. Algo de frio, anódino... feito aqueles robôs em série descritos por Huxley, em Adorável Mundo Novo. Para que serve o calor humano? O que significa o olhar? O amor? Será que deixamos de ser humanos?”

Bem, só me resta agradecer ao Sr. Almerio por ele não se contaminar pelo Sistema e fazer a diferença nesse mundo tão igual. E parabenizar a São Benedito pelo funcionário.

Sr. Almerio definitivamente não faz parte do “Sistema”! No seu caminho contrário, ele faz o certo: é humano! E quem trabalha com o turismo sabe que isso é o maior da patrimônio de uma empresa. Não adianta a empresa gastar com inovações tecnologicas se seus funcionário não inovarem internamente seus valores. Vivemos num mundo de serviços, quem desempenha melhor ganha o mercado. É fato!

10 comentários:

Unknown disse...

Dá-lhe Sr. Almero! Continue firme no seu jeito de ser.

Anônimo disse...

Bom Dia!

Ficamos muito felizes com um relato como o seu, pois trabalhamos diariamente para cumprir nossa missão: a satisfação de nossos usuários.
O Sr. Almério é uma de nossas grandes alegrias: um exemplo de dedicação e compromentimento.

Hoje, nós, que fazemos o Desenvolvimento Humano estamos especialmente orgulhosos por nossos colaboradores atenderem pessoas como você da forma como merecem.

Os colaboradores citados na reportagem serão diferencialmente homenageados e a diretoria de nossa empresa ficará ciente do serviço por eles prestados e pela homenagem recebida por você.

Mais uma vez, nosso muito obrigada!
Equipe de Desenvolvimento Humano
Grupo São Benedito

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Prezados,

Obrigada pela resposta e pelo reconhecimento. Vou levar pra sala de aula o exemplo de voces, do Sr. Almerio, Suliana e Farias. Merece destaque para que nossos alunos vejam efetivamente um exemplo verdadeiro de qualidade no serviço, mais que isso, vejam que com comprometimento é possível fazer a diferença.

Obrigada,

Eliane

Cleo disse...

Oi Lica!
Adorei!Este tipo de experiência precisa mesmo ser contada,valorizada e estimulada.Quem sabe um dia deixa de ser exceção e passa a ser a regra, não é mesmo?
Servir com boa vontade e entusiasmo é uma arte, especialmente no trato com o público.
Um beijo

Unknown disse...

Muito legal Eliane,toda essa sua iniciativa!É muito bom ter o reconhecimento,de pessoas como vc.

Anônimo disse...

Oi Eliane aqui é o Almerio, muito obrigado pela sua atenção e reconhecimento do meu trabalho.
Fiquei muito lisongeado com a homenagem prestada a mim.

Um grande abraço de seu amigo Almerio!

Anônimo disse...

Ângela

Eliane, obrigada por escrever tão bem sobre o almerio. Fiquei orgulhosa em saber que existe alguém que reconhece o valor do seu
trabalho. Você demonstra ser uma pessoa especial.
Atenciosamente, Ângela(esposa)

Cleia Lima disse...

Minha Profª Que relato lindo,realmente precisa se destacado,O Sr.Almerio É UM EXEMPLO de Vida de pessoas que consegue fazer de coração o que chamamos de profissão,Isso mostra que com dedicação e atenção mesmo na direção somos o centro da alegria.Parabéns minnha Profª Me sinto Orgulhosa de ser sua sua aluna e ter o privilegio de aprender junto com a Sra esses exemplos tão Importantes na vida,Parabéns ao Sr.Amerio que continue sempre assim essa pessoas atenciosa e levando essa alegria esse Entusiasmo a todos que os segue....Abraços de Coração mesmo..,

Anônimo disse...

O Sr Almério é um grande exemplo de pessoa humana, que não está alí,só pelo valor a qual recebe no fim do mês.E sim, por saber que lida com pessoas que procuram um bom atendimento ou seja de qualidade, a qual se faz a diferença ele, em suas viajens show.
Sempre faço o roteiro Aracati-Fortaleza-Aracati, e quando entro no ônibus muitas vezes pensamos ai, meu Deus 3:00horas de viajam é chão,mas ao entrar e logo ser recebido com maior alegria pelo senhor Almério, seja no Bom Dia,Boa Tarde ou Boa Noite, e nas cantorias ou sejas músicas do cotidiano, a qual até mesmo eu,mãe, e outros demais passageiros acompanham sempre o sr.Almério em suas maravilhosas músicas. E ao fim da viaje ele agradece,e a sim se faz um grande e otimo serviço ou seja trabalho,excelente. O Reconhimento dele, do cobrador e demais, que fazem parte da empresa São Benedito da agência em Aracati é louvável.Parabéns!
Ah,e continuo sempre com a São Benedito de preferência no ônibus a qual o sr.Almério está eheheh.

Ravi Lucas disse...

Para alguns "Bigode", para outros "Pantera" e para os demais Sr. Almerio. É assim que esse excelente motorista em muitas de suas viagens é abordado pelos seus milhares de passageiros quer seja pela primeira vez ou pela centésima oportunidade de viajar com este inigualável motorista em todos os sentidos. Com ele deixei de viajar com os carros "piratas" que passam diariamente pela minha localidade(Paripueira) pelo simples fato de saber que terei uma viagem mais tranqüila e principalmente + alegre. Por isso, parabenizo a mentora do Blog pelo seu ralato fiel ao que eu presencio diariamente pela figura do Sr. Almerio e a este agradeço e peço que ele seja sempre esta pessoa profissional que é.

Ravi Lucas