sábado, 13 de março de 2010

As 9 Cidades que sediarão a Copa/2010


1 - Joanesburgo

Distância: 1.400 km da Cidade do Cabo
População: 5 milhões
Estádios: Soccer City (capacidade para 95 mil pessoas) e Ellis Park (capacidade para 61 mil pessoas )

É a maior cidade da África do Sul, apesar de não ser a capital do país. É ali, mais precisamente no estádio Soccer City, que a Copa vai começar no dia 11 de junho, com África do Sul x México. Mais importante, ainda, que é o mesmo estádio onde a nossa seleção estreará contra a Coréia do Norte. O segundo jogo do Brasil, no dia 20 contra a Costa do Marfim de Didier Drogba, também será em Joanesburgo, mas no Ellis Park Stadium. Esperemos que os jogos do Brasil na cidade não acabem tão cedo, já que a grande final será jogada no Ellis Park, no dia 11 de julho. A cidade não é, tradicionalmente, um destino turístico. No entanto, existem muitas opções culturais. O Museu do Apartheid é uma parada obrigatória para conhecer melhor esse período obscuro da história do país. No bairro de Soweto, onde se encontra o Ellis Park, vivia o símbolo e herói da África do Sul, Nelson Mandela, e pode-se visitar sua antiga casa, que hoje é um museu. Outras opções da cidade são o belíssimo Jardim Botânico, o Jardim Zoológico, o maior do país, além do Lion Park, no qual você terá a chance de ver leões de perto (e até tocar, se tiver coragem).


2 - Cidade do Cabo

Distância: 1.400 km de Joanesburgo
População: 3 milhões de habitantes
Estádio: Green Point Stadium (capacidade para 70 mil pessoas)

A Cidade do Cabo (Cape Town) é a segunda maior cidade do país, além de ser a capital legislativa. Seu cartão postal mais famoso é a Table Mountain, montanha que parece ter sido cortada horizontalmente com uma faca, e à qual pode-se chegar por um teleférico para apreciar a fantástica vista da cidade e do mar. Você também pode passear pelo Water Front, área badalada da cidade, com lojas e restaurantes ao lado de uma marina. Para os mais radicais, é possível mergulhar em gaiolas para ver de perto os famosos tubarões brancos que vivem por lá. Aos amantes da natureza que não quiserem arriscar sua pele, aconselhamos a visita da Reserva de Boulders, com sua enorme colônia de pinguins africanos. Como não poderia faltar, a história do Apartheid e de Nelson Mandela também estão presentes, e você pode visitar a prisão desativada de Robben Iand, na qual o vencedor do prémio Nobel da Paz passou a maior parte de seus 27 anos de reclusão.


3 - Durban

Distância : 1.606 km de Cidade do Cabo, 1.393 km de Joanesburgo
População: 1 milhão de habitantes
Estádio: Moses Mabhida Stadium (capacidade para 70 mil pessoas)

Durban será o palco do jogaço entre Brasil e Portugal no dia 15 de junho. A curiosidade do estádio Moses Mabhida é que um arco de cerca de 100 metros de altura passa por cima dele. Pode-se subir nele graças a uma espécie de bondinho, para apreciar a vista da cidade. Durban tem a maior concentração de indianos fora da Índia, e é, portanto, uma excelente oportunidade de aproveitar a gastronomia do país asiático. A cultura zulu também está muito presente: encontram-se restaurantes que oferecem gastronomia, músicas e danças. Se você quiser ver tubarões sem ter de mergulhar dentro de uma gaiola, poderá ficar cara a cara com eles (através de um vidro) no uShaka Marine World, parque temático sobre a vida marinha.

4 - Bloemfontein

Distância : 997 km da Cidade do Cabo, 394 km de Joanesburgo
População: 370 mil habitantes
Estádio: Free State Stadium (capacidade para 48 mil pessoas)

Bloemfontein, conhecida como a 'cidade das rosas', fica perto do rio Bloem (que lhe dá o nome) e é onde nasceu o famoso escritor do Senhor dos Anéis, J.R. Tolkien. A cidade é bem pacata, mas vale a pena visitar o inevitável centro histórico, e fazer compras no centro comercial Mimosa Mall.


5 - Nelspruit

Distância : 1.741 km da Cidade do Cabo, 358.km de Joanesburgo
População: 95 mil habitantes
Estádio: Mbombela Stadium (capacidade para 43 mil pessoas)

O Mbombela Stadium é conhecido como “estádio zebra”, por suas cadeiras pretas e brancas que formam listras como as do animal. A quase três meses do início da Copa, os organizadores tiveram que retirar o gramado do campo, já que a qualidade não era suficiente para jogos de Copa do Mundo. A atração mais conhecida em Nelspruit é o Parque Nacional Kruger, a enorme reserva de 20 mil km2 que conta com mais de 147 espécies de mamíferos, como leões, elefantes, leopardos, rinocerontes e girafas. Nele podem ser feitos safaris e ver animais se alimentarem naturalmente ou serem alimentados pelos guardas do parque.

6 - Polokwane

Distância : 1.700 km da Cidade do cabo, 330 km de Joanesburgo
População: 120 mil habitantes
Estádio: Peter Mokaba Stadium (capacidade para 46 mil pessoas)

Polokwane reberá o jogo dos nossos hermanos argentinos, contra a Grécia. A cidade de Polokwane, chamada de Pietersburg antes do fim do Apartheid, tem como atrações as igrejas da época colonial e um vilarejo de aborígenes da tribo dos Bakone. Não muita coisa, na verdade. Mas perto dali, as belas cavernas Makapan e suas pinturas rupestres merecem ser visitadas, e o vale do Limpopo também vale a viagem, para conhecer mais sobre a vida selvagem do país.

- Port Elizabeth

Distância: 765 km de Cidade do Cabo, 1.048 km de Joanesburgo
População: 800 mil habitantes
Estádio: Nelson Mandela Bay Stadium (capacidade para 50 mil pessoas)

Se o Brasil ficar em primeiro lugar em seu grupo e passar das oitavas de final, jogará as quartas em Port Elizabeth. O Port Elizabeth Oceanearium, especializado em golfinhos, é uma das atrações mais populares. Os amantes de adrenalina podem pular do bungee jump a 216 metros de altura da ponte Bloukran, perto da Jeffrey’s Bay. A Garden Route, uma estrada de 800 km com belíssimas paisagens e muita vegetação, passa pela área.


8 - Pretória

Distância: 1.464km da Cidade do Cabo, 63 km de Joanesburgo
População: 500 mil habitantes
Estádio: Loftus Versfeld Stadium (capacidade para 52 mil pessoas)

Pretória é a capital administrativa da África do Sul. A cidade é marcada por uma grande concentração de jacarandás, importados do Brasil no século 19, mas a época de maior florescimento destas árvores é entre outubro e novembro. A cidade é relativamente segura, motivo pelo qual os turistas a apreciam bastante, já que podem andar tranquilamente pelas ruas (bem mais do que na vizinha Joanesburgo). Os pontos turísticos mais conhecidos são a casa-museu Melrose House e o Freedom Park, belíssimo parque chamado de monumento à democracia.


9 - Rustemburgo

Distância: 1.200 km de Cidade do Cabo, 100 km de Joanesburgo
População: 400 mil habitantes
Estádio: Royal Bafokeng Stadium (capacidade para 42 mil pessoas)

Rustemburgo foi fundada no século 19, quando garimpeiros encontraram platina no local. Hoje em dia a cidade não é um grande ponto de turismo, mas possui belas igrejas, como a Igreja Anglicana e a Igreja Holandesa. O ponto turístico mais conhecido é o luxuoso Resort Sun City, conhecido por muitos anos como sendo “o único hotel 6 estrelas do mundo”. Se não der para se hospedar, vale a pena passar para fazer uma refeição ou, pelo menos, beber alguma coisa em um de seus muitos bares.

http://www.terra.com.br/turismo/infograficos/novecidades-da-copa/

Um comentário:

PC & Meirivânia disse...

Querida AMIGA Eliane,
Como é bom poder abrir a boca e gritar para o mundo que sou um dos amigos seu, que frequenta a sua cozinha. Obrigado por essa oportunidade!
Estou muito orgulhoso da BELA PROFISSIONAL que você é, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS;...!!!
Seu Blogger é simplesmente EXECELENTE.
PC.

PS - Não sei se esse seria o melhor local para essa manifestação, mas o importante é que você saiba o quanto sou orgulhos de você.
Um grande beijão!!!!
PC & Meirivânia.