terça-feira, 23 de março de 2010

Roteiros para seguir os passos de Picasso pelo sul da França

Dora Maar com o gato, por Pablo Picasso (US $95.200.000)Rapaz com um cachimbo, por Pablo Picasso (US $104.100.000)
A região de Provence, no sul da França, é uma terra de cores fortes, repletas de campos de girassóis e lavandas, o forte azul do Mediterrâneo e do céu e o verde das oliveiras. Não por acaso, esta pacata região rural francesa abrigou grandes mestres da pintura moderna, como Paul Cézanne, Van Gogh e Pablo Picasso.

O guia Trens na Europa traz um roteiro que permite seguir de trem a trajetória artística e pessoal de Picasso quando o pintor espanhol viveu região, época na qual produziu algumas de suas obras mais significativas.

De Paris, chega-se confortavelmente a Aix-em-Provence a bordo do TGV, atualmente o trem mais veloz da Europa, que alcança velocidades de até 320 km/h. É a cidade natal do impressionista Cézanne e conhecida por seus cafés, centros históricos e culturais, além da escola Mignet, onde o pintor conheceu o autor do clássico "Germinnal", Émile Zola. Como Picasso considerava Cézanne seu mestre da pintura, ele comprou um pequeno castelo no vilarejo de Vauvenargues, vizinho a Aix. O pintor morou no castelo de 1959 a 1961 e está enterrado no local.

O próximo passo do trajeto é Nice, um dos principais "points" de Cote d'Azur, pelo TGV. Além de restaurantes e o elegante bairro antigo da cidade, o visitante deve conhecer o Museu Matisse, com obras de todas as fases do artista, um dos mais notórios "rivais" de Picasso. Outro pintor que o espanhol tentava superar foi o bielorusso Marc Chagall e Nice está com sua obra-prima "Mensagem Bíblica".

Divulgação
Guia traz roteiros ferroviários por diversos países europeus
Guia traz roteiros ferroviários por diversos países europeus

A outra parte do roteiro segue para Antibes. Suas charmosas ruas que remontam ao período romano já seduziram novelistas como F. Scott Fitzgerald, sendo que a cidade inspirou diversos contos encontrados na coletânea "24 Contos de F. Scott Fitzgeral, e Graham Greene, autor de "Nosso Homem em Havana". Green se refugiava para criar suas histórias no Café Felix, que está em funcionamento até hoje. Picasso ficou na cidade por dois meses usando o ateliê do Château Grimaldi a convite do governo local em 1946. Lá ele produziu a obra "La Joie de Vivre" (A Alegria de Viver), que retrata a sensação de alívio de uma Europa que emergia de um conflito mundial.

O roteiro prossegue por cidades com belas cerâmicas e esculturas de Picasso, visitas a antigos ateliês do artista, locais onde obras famosas foram criadas e muito mais. Confira o roteiro completo no guia Trens na Europa, que ainda traz diversos outros passeios ferroviários, pela Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália e Suíça.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: