quinta-feira, 4 de março de 2010

O Fogaréu - Goiás





Este post é uma sugestão da Professora Andrea Gondim, do blog: http://leitorescinefilos.blogspot.com/



Uma das manifestações religiosas mais belas que acontecem na Cidade de Goiás anualmente é a Procissão do Fogaréu, que começa à meia noite da quarta-feira da semana santa. Neste dia, as encenações sobre a Paixão de Cristo movimentam a localidade, que acompanha tudo com devoção e certa curiosidade.

A celebração, que dá continuidade a uma tradição de pouco mais de 200 anos, consiste em encenar as principais passagens bíblicas que antecedem a crucificação pelas ruas de Goiás, da qual a Procissão do Fogaréu faz parte.

Um dos pontos altos é quando à meia-noite as luzes da cidade de Goiás são apagadas e os farricocos, perseguidores encapuzados de Cristo, com suas tochas em mãos e ao som dos tambores, dão início à perseguição de Cristo pelas lindas ruas calçadas de pedras da cidade de Goiás.

O caminho feito pelos algozes de Cristo começa na porta da Igreja da Boa Morte, quando executado pelo Coral Solo o canto Exeamus (voltemos para Deus, para fora de nós as ofensas que portamos). Faz sua primeira parada na porta da Igreja do Rosário, diante dos “restos da última ceia”. Neste momento o rufar dos tambores diminui, sendo realizada a primeira pregação religiosa com o canto Domine (Senhor Jesus te desejo, Senhor Jesus te quero, te procuro).

Em seguida os perseguidores seguem para a Igreja de São Francisco e que representa o Monte das Oliveiras, momento em que é que é executado o canto Pater , (Pai, meu Pai, se possível passa de mim este cálice, contudo não seja como eu quero, mas como tu queres). Um dos farricocos, portando um estandarte que simboliza Jesus Cristo, anuncia a prisão do Salvador ao som dos clarinetes, quando então é feita a última pregação, contando a prisão de Jesus. O povo acompanha os farricocos de volta à Igreja da Boa Morte, onde se encerra a procissão.

A Procissão do Fogaréu, no inicio, era composta por doze, depois vinte e hoje conta com quarenta integrantes.

O quantitativo de quarenta integrantes é para tornar a procissão mais bonita no aspecto visual, e o motivo pelo qual não excede este número, é que o posicionamento dos mesmos na escadaria da Igreja do Rosário, com este quantitativo, fica melhor composta (composição organização).

A preparação da Procissão do Fogaréu começa um dia antes, com o reconhecimento do trecho a ser percorrido pelos integrantes, marcando o lugar de cada um no trajeto e nas paradas.No dia da procissão, às 15:00 horas é realizados o preparo das tochas, e as 19:00 horas, o último ensaio antes do início da Procissão, às 24:00 h.

Na história da procissão do Fogaréu nunca houve nenhum acidente grave, senão alguns tropeços e tochas que foram ao chão.


Fonte: http://www.vilaboadegoias.com.br/fogareu.htm

Nossa Opinião: Sem dúvida uma celebração cheia de simbologia onde evidencia o criador, o homem, suas escolhas, a punição das escolhas erradas e por fim a crucificação por causa das nossos defeitos e misérias. Vejo os farricocos como uma representação da nossa consciência que nos persegue e nos pune, mesmo que a escolha seja o caminho das trevas, ela - consciência - é nosso tribunal, sempre estará dentro de nós. Ninguém foge da voz dela, mesmo que muitos se façam de surdos.
É o Caminho Crístico - perfeito - a verdadeira representação dos ensinamentos internos para todos nós.


4 comentários:

Andrea Gondim disse...

Vale a pena visitar Goiás Velho-GO à época da semana santa, é como voltar no tempo, é como viver dias bem remotos... Adorei o post, perfeito... Grata pelo carinho e atenção. Forte abraço!

Marlla Farias disse...

Nossa, muito bom este post.
Conheço Goiás Velho mas nunca fui por lá na Semana Santa.
Mas o que vemos pela TV é de uma lindeza só!
Aliás, Goiás tem muita coisa bonita: Goiânia, Caldas Novas, Pirinópolis... vale a visita!
Bjs

Andrea Gondim disse...

E por falar em Pirenópolis, lá também acontece 50 dias após a Páscoa uma festividade chamada "Cavalhadas de Pirenópolis", a qual também atrai turistas de todos os lugares. Vale a pena conferir!

n.romulo disse...

Muito bom esse post, com certeza esse é um Brasil que vale a pena
conhecermos.

Romulo Nunes