segunda-feira, 8 de março de 2010

Fernanda é um exemplo

Fonte: http://www.defato.com/domingo/mulher.php


Profissional ao extremo
Conciliar carreira, família e casamento sempre foi um desafio para as mulheres. Afinal, é preciso fôlego e disposição para encarar essa maratona de atividade em busca da tão sonhada independência feminina. Como se não bastasse a tripla jornada, elas agora estão diversificando a atuação profissional e até já ganharam uma nova denominação. São as chamadas: Mulheres Multiprofissionais ou Multifacetadas.
Nessa semana de comemoração feminina devido ao 8 de março, Sua Vida Mulher foi conhecer um pouco o universo e a rotina maluca dessa supermulher.
Administradora de formação, funcionária pública em Mossoró, atuando como técnica de enfermagem para o município e o Estado, professora universitária, diretora de curso de graduação em Aracati/CE e ainda aluna do curso de mestrado em Gestão Empresarial na cidade de Vila Real, em Portugal. Essa é Francisca da Conceição Fernandes, 45 anos, a Fernanda, como todos gostam de chamar.
Com tantas referências, alguém poderia arriscar o palpite que Fernanda é solteira e que resolveu investir na carreira profissional em detrimento à vida pessoal, certo? Errado. Fernanda é divorciada, dona-de-casa e mãe de três filhos, Izaelly Fernandes, 21, Izabelly Fernandes, 22, Isaac Fernandes, 24.
"Nada foi planejado. Na verdade, as coisas foram acontecendo, surgindo as oportunidades e eu fui me adaptando. Quando a pessoa gosta do que faz e há também a necessidade de sustentar uma família, a gente se vira, dá duro", resumiu Fernanda.
Além dos plantões diários que dá no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e Centro Clínico Evangélico, Fernanda viaja todas as noites para Aracati, onde leciona na Universidade do Vale do Jaguaribe.
"Olha é cansativo, não vou negar, mas eu me envolvo tanto no trabalho que acabo me divertindo também, ameniza um pouco a carga", comentou.
Folga mesmo só nos fins de semana e isso mesmo, ela aproveita o tempo "livre" para planejar a semana seguinte, ficar com os filhos e também colocar coisas pendentes em dia.
Fernanda começou sua rotina corrida há pelo menos 27 anos, quando começou a trabalhar como técnica de enfermagem. Depois que se separou, resolveu fazer faculdade de Administração e quando se formou, há cinco anos, recebeu um convite para ser professora e, mais recentemente, ser diretora do curso de Administração da Universidade do Vale do Jaguaribe.
"Eu poderia ter parado por aqui, mas quando surgiu a oportunidade de fazer o mestrado em Portugal, não pensei duas vezes e resolvi encarar, afinal, não é toda hora que se pode fazer uma pós-graduação fora do país", explicou Fernanda.
Ela pretende reduzir a jornada de trabalho, mas isso daqui a alguns anos, quando os filhos já estiverem formados e trabalhando.
"Pago faculdade para dois filhos e eu pretendo reduzir a jornada quando eles já estiverem encaminhados. Aí será a minha vez de curtir, não é?", concluiu Fernanda.

Muitas mulheres nem imaginam, mas acabam se adequando a este perfil de multifacetada e atuando em mais de uma atividade. Porém, o que é necessário para ser uma boa multiprofissional?
A primeira regra é encarar os múltiplos desafios de seu dia sendo o mais natural e tranquila possível. Além disso, outras qualidades são fundamentais para dar conta de todas as suas atividades: organização e disciplina.
"Organização é tudo, mas nada exagerado ou metódico. Anoto meus compromissos, procuro manter os horários, resolver pendências no mesmo dia se possível e delego prioridades", afirmou Fernanda.
Porém, além de todas as qualidades citadas, uma multiprofissional precisa também ficar atenta às suas próprias características. Manter a feminilidade é um aspecto fundamental para uma mulher de sucesso.
Outra característica
imprescindível para as mulheres que atuam em mais de uma área: a perseverança. "Existem horas em que dá vontade de desistir, ainda mais quando nos deparamos com imprevistos. O principal é saber administrar as prioridades e ter foco", revela a multiprofissional, que ainda aponta o prazer pelo trabalho como algo fundamental, sendo esta uma característica que acaba influenciando em todas as atividades.
"Eu realmente gosto muito de tudo que faço e uma atividade alimenta a outra de ideia, valores e energia", diz Fernanda.
Um dos maiores problemas que a multiprofissional enfrenta é adequar o curto espaço de tempo entre os trabalhos.
Porém, mesmo com todas as dificuldades, estas multiprofissionais sabem muito bem como superar as dificuldades do dia-a-dia e têm o segredo na ponta da língua.
"Nunca deixo pra amanhã aquilo que posso fazer hoje. Isso facilita, por exemplo, resolver os imprevistos que acontecem no dia-a-dia", falou Fernanda.



3 comentários:

Carla Silva disse...

Obrigado pelo comentario no meu blog.
Adorei o seu tb, sou aluna do curso de turismo da Puc aqui de Minas Gerais.
Muito interessante ...
bjos

Andrea Gondim disse...

Sinônimo de Fernanda: Sorriso. Não importa o estado emocional, o aspecto cansado, Fernanda tem sempre um sorriso estampado no rosto. É uma lutadora e conta também com minha amizade e respeito, afinal já vivemos várias experiências juntas, enfim, um longo caminho percorrido. Fernanda Ótima, você merece!
Excelente iniciativa, profa. Eliane!
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
Andrea Gondim

Andrea Gondim disse...

Profa. Eliane,
Agradeço sua contribuição extremamente positiva, não só no seu blog, mas também no meu. Conte sempre comigo, afinal você tem um cantinho especial no meu coração.
Abraço afetuoso!