quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Veneza estuda restringir acesso de turistas


"A cidade italiana de Veneza está avaliando a ideia de permitir o acesso ao município somente a turistas que pernoitarem no local.
Segundo o assessor municipal para a Mobilidade de Veneza, Enrico Mingardi, a proposta visa restringir o número de turistas, principalmente os que vão à cidade apenas para passar algumas horas, modalidade praticada atualmente por milhões de pessoas.

Mingardi explicou que a medida precisa ser tomada já que há "um limite físico que não pode ser superado" e "inconvenientes que os moradores não podem mais suportar".
"É necessário estudar um projeto para introduzir um número restrito [de turistas]. Se possuir pernoite, entra, senão, não", contou o assessor.
O representante do município disse ainda que será apresentada uma proposta, respaldada pela Região do Vêneto, onde se localiza Veneza, a fim de torná-la lei.
"Nos próximos dias, faremos uma consulta às categorias e aos cidadãos", esclareceu o assessor.
Por sua parte, o presidente da associação veneziana de albergues, Franco Maschietto, defende que além da restrição, é preciso uma reorganização dos serviços públicos e dos terminais de acesso à cidade.
Veneza, cidade turística italiana, é conhecida também pelo seu Festival Internacional de Cinema. Neste ano, a 66ª edição do evento ocorrerá entre os dias 2 e 12 de setembro"


Nossa opinião: é isso mesmo, quando o fluxo da atividade provoca efeitos negativos é necessário uma avaliação das vantagens e limitações que o turismo está causando, o que leva a monitoração da capacidade de carga que garante a preservação e sustentabilidade do destino turístico.

Nenhum comentário: