terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nova York sabe receber os cadeirantes


Inclusão e respeito, é isso que Nova York oferece a um cadeirante. Lá existem calçadas amplas, com rampas e sem obstáculos. As atrações turísticas são pensadas em atender as suas necessidades. Isso é o que podemos chamar de primeiro mundo, quando existe uma conscientização social. Manhattan não é só coração financeiro dos EUA, é o coração que pulsa e bombeia pensando naqueles que possuem limitações.

"Perguntar se um local de grande circulação de pessoas --como museus, lojas e restaurantes-- tem condições de acessibilidade chega a causar estranhamento nos nova-iorquinos, que estão acostumados a conviver com pessoas com limitação física ou sensorial.
Mesmo em locais pequenos, como uma cafeteria, há banheiros com portas grandes, barras de apoio e válvula de fácil acionamento. Sem falar do acesso sem barreiras para entrar e sair dos recintos.
Na ilha de Manhattan -a principal de Nova York e que condensa centenas de atrações turísticas, gastronômicas e de lazer-, os transportes são acessíveis. As ruas, em sua grande maioria, são planas e a estrutura urbana é pensada para atender a necessidades diversas.
Para uma pessoa com deficiência que está acostumada às mazelas urbanísticas e sociais brasileiras, até demora um pouco para acreditar e se convencer de que não haverá transtornos para passear na disputada e impressionante Times Square, de que vendedores de lojas chiques irão tratá-la como consumidora --e não como uma pessoa estranha-- e de que é possível frequentar qualquer ponto turístico do rol dos fundamentais sem se preocupar com dificuldades de acomodação ou de acesso.
Já na Broadway escolher a qual espetáculo assistir entre as dezenas de opções é missão muito mais complicada que chegar ao local e ver o show em uma cadeira de rodas.
As casas das principais atrações --"A Bela e a Fera", "O Rei Leão" e "Hair", por exemplo-- são preparadas para receber o público com algum tipo de limitação motora. O local designado para o cadeirante geralmente é bem localizado e permite uma visualização perfeita. Contudo, a regra de comprar os ingressos antes deve ser seguida. E não precisa ficar na gigantesca fila do ponto de venda da Times Square. Basta ir diretamente à bilheteria do espetáculo a que planeja assistir."

Nenhum comentário: