sexta-feira, 4 de setembro de 2009

As cores de Matisse invadem São Paulo


O poder das cores do maior rival de Picasso, Henri Matisse (1869-1954), chega a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Émilie Ovaere, curadora adjunta do museu que leva seu nome na França, vai organizar a exposição Matisse, na Pinacoteca a partir do dia 5 de setembro.
"Foram reunidas 80 obras e trabalhos de pintores contemporâneos franceses que ainda fazem uso de suas técnicas e invenções. Como eles, Matisse buscava, acima de tudo, a expressão. Injustamente, diziam dele que tudo o que procurava não ia além de uma satisfação puramente visual. Acusavam-no, enfim, de ser decorativo. Ele, parafraseando Delacroix, respondia que os artistas não são compreendidos, apenas aceitos. E defendia o decorativo como uma qualidade essencial de uma obra de arte. Concordam com ele seus cinco discípulos contemporâneos que dialogam com Matisse na exposição."

O dono da cor - como Matisse era conhecido - possuia algumas características: gostava de se ver rodeado por flores e mulheres; suas obras transpiram sensualidade; atravessou duas guerras mundiais e não permitiu, que a dor do mundo atingisse sua pintura e adorava o corpo feminino e cores fortes.
Pela primeira vez, o francês Henri Matisse é tema de uma mostra no Brasil.
Vale a pena visitar: "a mostra traz ainda um vídeo sobre uma empreitada do artista na virada dos anos 50: a criação da já mencionada capela em Vence, no sul da França. Estimulado por uma noviça que fora sua modelo, o pintor desenhou todo o aparato do lugar, dos vitrais à batina dos padres. Reza uma anedota que, ao ciceronear uma visita de turistas à capela, Matisse foi questionado sobre sua inspiração ao concebê-la. "Eu a fiz para meu próprio prazer", disse ele. Ao que a madre superiora do convento objetou: "Pensei que o senhor havia devotado esse santuário a Deus". Matisse encerrou o assunto com uma declaração peremptória, para escândalo da madre: "Eu sou Deus". Na ordem das coisas, tal como concebida por Matisse, o artista é de fato o deus de sua obra. Em seus quadros, ele quis criar um éden. E se não for legítimo buscar na arte, se não um paraíso, ao menos uma promessa de felicidade, então, onde será?"
Comentário no Twitter do Governador José Serra sobre a exposição: "Programa imperdível: a exposição de Henri Matisse, na Pinacoteca de São Paulo.
A Pinacoteca é um dos meus lugares favoritos de SP. Com Matisse, então... Aqui, um belo vídeo com as obras dele. http://migre.me/6sMH
É a primeira vez que o país recebe uma exposição de Matisse. São 80 obras, dentro da programação do Ano da França no Brasil."

Nenhum comentário: