sábado, 26 de setembro de 2009

Hotel Paineiras - Rio de Janeiro




Inaugurado em 1884, pelo imperador Dom Pedro II, o Hotel das Paineiras fechou as portas no ano completava 100 anos, 1984.
D. Pedro II foi um intelectual, um amante da fotografia, um estudioso do Egito antigo. Foi o primeiro governante brasileiro a viajar ao Egito na época de 1870. Tinha garnde interesse pela ciência, a tecnologia e a educação. Por exemplo o colégio D. Pedro II, que era a única Instituição a realizar exames que possibilitavam o ingresso nos cursos superiores, era mantido pelo imperador e ele mesmo também escolhia os professores, assistia às provas e conferia as médias.
E era um desbravador, em 1882 autorizou o decreto a construção da Estrada de Ferro do Corcovado, que começa a funcionar em 1884 no trecho Cosme Velho Paineiras.
O Hotel das Paineiras foi inaugurado, junto com o trecho Cosme Velho-Paineiras da Estrada de Ferro do Corcovado, no dia 9 de outubro de 1884. D. Pedro II pretendia oferecer aos hóspedes o conforto e as vantagens que se encontram nos bons hotéis da Suiça e dos Estados Unidos. Nesse dia, o imperador Pedro II e demais convidados foram recepcionados no hotel-restaurante com um farto lanche fornecido pela Casa Paschoal, que era muito chique na época.
Há 25 anos fechado e abandonado, o Hotel das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio, vai reabrir com jardins suspensos, museu, centro de pesquisa. Como fica aos pés do Corcovado irá melhorará o acesso ao Cristo Redentor.
O hotel antigamente possuia 98 quartos, com a reforma ficará com 40, e terá restaurante, centro de convenções, museu e centro de pesquisa.
Será uma grande obra. É muito bom quendo vemos prédios sendo revitalizados, é um respeito a nossa história.

Nenhum comentário: