quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fundador do Cirque du Soleil - Turista Espacial

O fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté é o sétimo turista espacial da história. Desembolsou 35 milhões de dólares para uma aventura de doze dias no espaço.

Guy Laliberté, o fundador do Cirque du Soleil, será «o primeiro palhaço no espaço». O canadiano descola esta quarta-feira a bordo do foguetão russo Soyuz com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). «Na minha vida tenho tido aventuras muito divertidas e malucas, mas esta é a maior aventura em que alguma vez me meti», disse à AP Laliberté.

O palhaço do Cirque du Soleil, que hoje parte do Cazaquistão juntamente com um cosmonauta russo e um astronauta norte-americano, leva narizes de palhaço para os ocupantes da ISS mas não só. Mais importante que a palhaçad, Laliberté pretende usar a sua viagem para fazer promoção da campanha da sua fundação One Drop (uma gota). A fundação tem o objectivo de alertar para a escassez da água no planeta e defende que todos têm direito a este bem essencial.

A viagem é também uma forma de garantir mais publicidade para o famoso Cirque du Soleil, que este ano faz 25 anos. Guy Laliberté, formou o circo em 1984, transformando um pequeno grupo de acrobatas num império do entretenimento que, actualmente, emprega quatro mil pessoas e rende anualmente 800 milhões de dólares. O feito transformou o novo turista espacial no 261/o homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes.

Laliberté não se revelou nervoso com a viagem dizendo que «além do momento da descolagem e da aterragem, onde haverá alguma adrenalina, vejo esta viagem mais como uma experiência espiritual do que física».

(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário: