segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Roteiro Caminhos do Imperador D. Pedro II - Agência Alagoas


"Expedição refaz viagem de Dom Pedro II após 150 anos.
Guiada pelo diário do monarca, equipe de reportagem vai aos lugares visitados em Alagoas, num roteiro de 1.476 km, de Piaçabuçu a Paulo Afonso, na Bahia. Série criada pela Agência Alagoas vai relatar os caminhos de Pedro II, no São Francisco Outubro de 1859.

Há exatos 150 anos, Dom Pedro II (1825-1891), o último imperador do Brasil, chegava a Alagoas. Numa viagem de dez dias, a bordo da embarcação Pirajá e também a cavalo, o monarca foi de Piaçabuçu a Delmiro Gouveia. A finalidade era conhecer as cachoeiras e também toda a potencialidade do São Francisco.Esse trecho transformou-se na Rota do Imperador, um projeto turístico do Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco. Com esse trabalho, o governo do Estado, por meio das Secretarias do Turismo, Cultura e Comunicação, planeja fortalecer o turismo histórico, de forma sustentável, em todo a região do São Francisco — são 11 municípios envolvidos. Entre os dias 16 e 19 de outubro, será realizada mais uma expedição, dessa vez, com jornalistas e agentes de turismo dos principais centros do país. A ideia foi concebida pelos turismólogos Ana Rogatto e Jairo Oliveira, e pela professora Lúcia Regueira.Mas voltemos à história. Dom Pedro passou por quase todas as igrejas ribeirinhas, fez vultosas doações. Registrou toda a passagem em diário, que foi publicado mais recentemente em 2003 (Viagens pelo Brasil — Bahia, Sergipe e Alagoas — 1859).

Nos escritos, conta das excessivas homenagens e também de certos “inconvenientes”: dormiu com pulgas, levou três quedas no caminho.Mas o homem, Pedro de Alcântara, um patriota nato, também se viu encantado. “O rio, do Penedo para cima, ainda é muito mais bonito e interessante”, afirmou. Destacou a lagoa Comprida, localizada às margens do município de São Brás. “É o ponto do rio que mais me tem agradado até agora, e aí vi ao longe um bando de marrecas voando da margem direita para a esquerda”, detalhou.Todo esse roteiro foi refeito. Durante seis dias, no mês de setembro, os jornalistas Telma Elita e Neno Canuto, guiados pelo diário do imperador, estiveram em onze cidades. Rodaram 1.476 km. Toda essa expedição será mostrada a partir da edição de hoje, no Diário Oficial. Os leitores terão revelados os principais vestígios da passagem de Dom Pedro por Alagoas — que viria a ser a terra dos marechais. São muitas as histórias.A primeira parada é no município de Piaçabuçu. Para o monarca, “Piassabuçu” — já que a origem do nome vinha de piassaba, palmeira típica da região. Atualmente, a população ultrapassa os 16 mil moradores. Mas vejamos a descrição de Dom Pedro: “Piassabuçu, que ainda há pouco foi criada freguesia, tem bastantes casas; porém a maior parte de pau-a-pique e cobertas de sapé... Os habitantes da povoação andam por 2.000 e vivem da pesca”.O cenário não mudou muito. As canoas ainda enchem de cor a beirada do rio. Mas o peixe, esse, já não é farto. As casas de taipa ficaram mais afastadas do Centro. São encontradas somente nos povoados mais distantes, como Retiro e Paciência."
Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário: