segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Reisado Filhos do Sol em Santo Amaro/BA

Eu e Rodrigo Veloso
O Céu de Santo Amaro
Marylene, eu e Dona Canô
Final de semana memorável, em Santo Amaro, Mara, Marylene, eu e  Janete
Caetano Veloso. Dona Canô e Clara

‘Dona Canô chamou, eu vou’ – assim diz a música, e o coração dos baianos e de quem a conhece. Dona Canô, sinônimo de encanto, beleza e sabedoria.  Tantas qualidades reunidas em uma pessoa. Quando a encontramos, não saímos sem alguma lição de vida. Aquelas que nos chegam através das suas palavras, todas doces e vindas do coração. Como não atender ao chamamento de Dona Canô? ‘Dona Canô chamou, eu vou’.
A doçura dela transborda na cidade de Santo Amaro, o lugar dela. Onde todos a têm como patrimônio maior. Esse final de semana aconteceu o ‘Reisado Filhos do Sol’, idealizado por seu filho, Rodrigo Veloso, que é Secretário de Cultura e Turismo da cidade. Rodrigo me contou que quando criança ia veranear na praia de Itapema, no Recôncavo, e lá seu pai, Zeca, levava os filhos para irem apreciar a cantoria do Reisado. Essa lembrança o acompanhou, e mais tarde ele criou o Reisado em Santo Amaro, e depois o nomeou ‘Reisado Filhos do Sol’. Sempre quem esteve à frente foi sua mãe, Dona Canô. O ‘Reisado Filhos do Sol’ hoje é tradição na cidade. Um evento que é a manifestação da mais pura cultura, representada no samba de roda, nas cantorias e nos encontros das pessoas do lugar, com os que vêm de fora e com os da família ‘Veloso’.
‘Dona Canô chamou, eu vou’. E onde ela está, está o amor. A casa dela é a casa do amor, a casa do aconchego e do bem querer. Nós, baianos, brasileiros, pessoas do mundo, gregos e troianos devemos muito a Dona Canô, além dela ter 104 anos de exemplo de vida, nos deu Bethânia, Caetano, Mabel e Rodrigo. Quem não viveu momentos memoráveis ouvindo Bethânia ou Caetano? Ou lendo Mabel? Ou se encantando com os eventos que Rodrigo promove? Mas Dona Canô não se cansa de nos presentear, e os seus netos J. Veloso e Belô Veloso assumem o papel da renovação.
‘Dona Canô chamou, eu vou’ e vamos todos. Vamos sempre!
 ‘"Dona Canô"
Dona Canô chamou, eu vou
Dona Canô chamou, eu já me vou Dona Canô
Antigüidade é posto
temos que respeitar
Dona Canô é Canô
Dona Canô é de lá’

Nenhum comentário: