quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prefeitura de São Francisco cria jardins móveis para melhorar a vida urbana


Você estaciona seu carro na rua e, quando volta, tem um parque parado na frente dele. Esquisito? Pois isto está acontecendo no distrito de Yerba Buena, em São Francisco, Estados Unidos. A prefeitura local acaba de lançar um programa de parques móveis. Funciona assim: as plantas são colocadas dentro de um contêiner adaptado, que é transportado pelas ruas. Algumas vagas de estacionamento foram reservadas para que ele fique parado por algumas horas antes de seguir viagem. 


Os pontos de parada foram escolhidos para valorizar grandes avenidas e áreas do distrito que são menos frequentadas. “A ideia é que os moradores aproveitem a mudança brusca no visual para curtir aspectos da cidade que eles não conheciam”, diz Imani Hamilton, arquiteto da CMG Landscape, a empresa responsável pelo projeto. Para chamar mais a atenção de quem passa, os contêineres (que têm 1,8 metro por 4,8 metros) são todos vermelhos. 



Por enquanto, circulam seis destes parques móveis, cada um com plantas diferentes, de flores a arbustos. Cada um custou US$ 2,5 mil e são de fácil manutenção. Além de embelezar o ambiente, eles atraem pássaros. Ainda não há planos para levar o projeto para outras cidades. “Queremos que a iniciativa sirva de exemplo para prefeituras do mundo todo”, diz Hamilton. “Comprar grandes áreas e investir muito dinheiro não é a única forma de deixar uma metrópole mais verde.”  Informações: http://revistagalileu.globo.com/ por Tiago Cordeiro

Nenhum comentário: