quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Por quê as luzes da cabine do avião são apagadas na hora da decolagem?

Foto: Cortesia Boeing


As luzes são apagadas para melhorar a sua chance de sobreviver em caso de uma evacuação em emergência.
Heim? Como assim? Como uma cabine com as luzes apagadas vai salvar minha vida?
A melhor maneira de explicar é fazendo um teste em sua casa:
Acenda a luz do seu quarto e deixe o resto da casa toda no escuro ok? Agora saia rápido do seu quarto e tente correr por outros cômodos até chegar na cozinha. O que vai acontecer na hora que você entrar no corredor escuro? Você vai parar uns segundos para que sua visão se acostume com a escuridão e só depois de algum tempo vai começar a ver as penumbras que o vão deixar seguir até a cozinha.
Agora deixe tudo apagado, até o seu quarto, e faça o mesmo teste novamente. Você vai chegar a cozinha bem mais rápido por que sua visão já vai estar acostumada com a penumbra.
Esta parada de segundos para acostumar sua visão pode ser a diferença entre viver ou morrer em caso de acidente.
Existe um outro fator importante para o apagamento das luzes (associado ao fator acima): o chão dos aviões é dotado de luzes de emergência que guiam para as saídas. Se sua visão já está acostumada com o escuro e estas pequenas luzes se acenderem, você vai enxergá-las como se fossem a avenida paulista em festa de virada de ano.
As aeronaves não só estão cada vez mais seguras do ponto de vista técnico, com fuselagens melhores projetadas, assentos mais resistentes e materiais a prova de fogo e tripulação melhor treinada para desastres, como também as estatísticas mostram que a taxa de sobrevivência a um desastre aéreo são melhores do que nunca.
Então caros amigos, sigam as regras de segurança e façam como eu, que já voei o equivalente a 3 idas e voltas até a lua: Prestem atenção na demonstração de segurança dos comissários. Leia o cartão de segurança. Veja onde está a saída de emergência mais próxima. Deixe para tirar os sapatos acima de 10.000 pés de altitude e nunca, nunca fique com o cinto de segurança aberto enquanto estiver sentado.
A chance de sua aeronave se acidentar é de uma em 9 milhões, mas se vier a ocorrer, as chances de sair vivo em caso de evacuação são enormes, basta seguir os procedimentos.

Nenhum comentário: