quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pra que retornar o assento pra posição vertical?


Você vem voando sossegado, o encosto do assento para trás, lendo sua revistinha ou ouvindo música. E aí começa a descida para o seu destino final. Ao passar por aproximadamente 18.000 pés (cerca de 6.000 metros), escuta a voz do comandante nos alto-falantes:
“Tripulação, preparar para o pouso, 50 graus à sombra em Quixeramobim”
Logo depois entra a voz da comissária no alto-falante pedindo para todos afivelarem os cintos de segurança, fecharem as mesinhas e retornarem o encosto de sua poltrona para a posição vertical.
Alguma vez já se perguntou porquê diabos você tem que retornar o assento pra posição vertical e ficar desconfortável no momento do pouso? (se bem que tem empresa aérea aí que o assento reclinado ou na vertical é a mesma coisa..rs)
Se você acha que é pra proteger suas costas em caso de batida, errou!
A resposta correta é: Por uma questão de segurança em caso de uma necessidade de evacuação em emergência.
Feche os olhos e imagine a seguinte situação: Um passageiro de porte grande, tipo Ed Motta ou Jô Soares sentado na janelinha. De repente surge uma emergência e esse passageiro tem que sair correndo e o cara da frente deixou o assento confortavelmente reclinado.. vai ser difícil sair não é?
Mesmo que você seja magrinho, um décimo de segundo enroscado no encosto da frente reclinado pode significar a diferença entre a vida ou a morte em uma emergência.
Sabendo disso, na próxima vez que você ver um passageiro desobedecendo a ordem de retornar o assento para a vertical, advirta o cidadão e se ele não cooperar, informe o comissário de bordo imediatamente.

Nenhum comentário: