terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nova estrela da gastronomia: o francês Yannick Alléno


O chef Yannick Alléno é jovem (43 anos) mas sua carreira meteórica já o coloca pelo menos perto daquele panteão reservado aos grandes cozinheiros da França – e isso não é pouca coisa no mundo da gastronomia. Com três estrelas Michelin desde 2007 no restaurante Le Meurice, dentro do hotel de mesmo nome em Paris, ele segue os passos de dois outros ícones dos fogões franceses, Joël Robuchon e Alain Ducasse, e começa a espalhar suas criações em outros continentes – seu mais novo restaurante foi recentemente aberto em Beirute, o S.T.A.Y. 

A mesa comunitária é uma das atrações do restaurante de Yannick Alléno

Esse nome é modesto em relação ao que o público encontra nas mesas: são as iniciais de Simple Table Alléno Yannick. Pode ser simples para ele, mas as primeiras impressões na imprensa libanesa falam de uma técnica refinada e de um ambiente contemporâneo e futurista ao mesmo tempo, da mesma forma que os outros empreendimentos recentes do chef em Dubai, Marrakech, Pequim e Taipé.

Situado nos Souks, maior atração comercial no centro de Beirute com suas inúmeras lojas e boutiques, o S.T.A.Y. oferece, segundo seu criador, “uma cozinha francesa original e simples, forte e generosa”, empregando muitos ingredientes locais. Uma grande mesa, para de 6 a 12 pessoas, é a atração principal do salão, enquanto o bar parece um barco suspenso, com DJs a postos.
O Sweet Tea apresenta fina pâtisserie e tem ambiente ao ar livre
Ao lado, foi também inaugurado um salão de chá, chamado Sweet Tea, com todo o refinamento da pâtisserie francesa. Os dois estabelecimentos custaram US$10 milhões (R$ 18,5 milhões). Informações: Portal IG - Fotos: Nicolas Buisson/Divulgação

Nenhum comentário: