quinta-feira, 31 de março de 2011

O que é ser Turismólogo?


A melhor maneira de iniciar a nossa fala é convidando vocês para uma viagem. Todos. Primeiramente uma viagem ao passado. Ao primeiro dia de aula. Quando todos tínhamos em comum um sonho e a curiosidade de saber o que é ser “turismólogo”.

Hoje, o sonho continua. Ele é a substância da realização da nossa profissão. Existe uma profissão mais bela? Ser turismólogo é isso, é sedimentar sonhos.

Em nossa viagem - que estamos agora realizando num “Céu de Brigadeiro”, num céu limpo, azul, que é a nossa cor, tem sido, desde o primeiro instante, recheada de ensinamentos e aprendizados.

Fomos a todos os lugares que o turismo nos leva. Aprendemos o valor de cada lugar. O valor da sua identidade. O valor da sua cultura. O valor do meio ambiente.

Em nossa profissão, o sonho é real. Em nossa profissão o Rio de Janeiro é sempre a “Cidade Maravilhosa”; São Paulo sempre a “terra da Garoa e o Coração do Brasil”; o Acre “A terra de Chico Mendes”; Alagoas a “A terra do menestrel”; Amapá “ do Rio Oiapoque, casa dos guerreiros”; Amazonas “Pulmão do Mundo”; Bahia a “Terra de todos os Santos”; Distrito Federal “nosso Planalto central”; Espírito Santo, “a Terra dos Espírito Santenses e dos Capixabas”; Goiás, a “terra das Cavalhadas de Pirenópolis”; Maranhão, a “Terra dos azulejos”; Mato Grosso, “ terra das minas faiscantes”; Mato Grosso do sul, “a Terra do Pantanal”; Minas Gerais, “a terra que quem conhece não esquece jamais”; Pará, “a Terra do Açaí”; Paraíba, “a Terra onde Sol nasce primeiro”; Paraná, “a terra das Cataratas”; Pernambuco, “a Terra do Frevo”; Piauí, “a terra do delta e da Serra da Capivara”; Rio Grande do Norte, “a terra que é esquina do continente americano”; Rio Grande do Sul, “a terra dos vinhedos, e dos churrascos”; Rondônia, “o lugar que é um mosaico de culturas”; Roraima, “a terra do monte verde”; Santa Catarina, “a terra dos contrastes das serras ao litoral”; Sergipe, “a terra do rio de siris”; Tocantins “o mais novo estado do Brasil, criado em 1988”.

E o nosso Ceará, “a terra da luz, dos verdes mares, das serras e dos sertões”, imortalizados por José de Alencar, Raquel de Queiroz, Fagner, Belchior e tantos outros.

Se pudéssemos continuar falando de cada lugar do planeta, não teria fim. E é assim nossa profissão, os ensinamentos estão em todos os lugares. E nós nunca poderemos nos formar. No turismo as lições são permanentes.

Agradecemos a todos que contribuíram para estarmos aqui neste momento. Hoje dizemos com satisfação: “sou da terra luza, sou do Ceará”, mas somos do mundo. Aqui aprendemos que o turismo é uma “Viagem sem fim”.


Nenhum comentário: