sábado, 12 de junho de 2010

O turismo precisa de muitos Bismarck’s






A coisa mais comum no turismo - falo da atividade turística enquanto profissão – são pessoas de fora acharem que é só diversão. Aliás, vou mais longe, algumas pessoas de dentro da área,encaram o turismo como uma eterna festa.

O resultado está exposto, está aí, visto na perda de identidade, na desvalorização da cultura, na entrada de drogas, no desgaste do meio ambiente, na exploração sexual. Entre outras tantas mazelas.

Já passou da hora de abandonarmos velhos hábitos, aqueles empoeirados, que deixam marcas. O turismo é cheio de cicatrizes. Eu não quero que elas sarem, não quero que elas deixem de doer. Elas representam um alerta. Precisam toda hora estar ali doendo, sangrando, para nos lembrarmos que o turismo vai além das comissões, do lado material.

O turismo é gente, é humano, é regar, é cultivar. Sempre.

Na última sexta-feira, dia 11/o5/2010, tive uma grande lição. Fui com alguns alunos dos cursos de administração e turismo da Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ, para a inauguração da iluminação da praia de Majorlândia.

A obra fala por si, uma obra voltada para os turistas e para a comunidade, como tem que ser.

Mas, o ponto alto da inauguração foi o Secretario de Turismo, Bismarck Maia. Eu e meus alunos não temos palavras para agradecer a atenção com que fomos recebidos. O Secretario na sua fala deu lições, como por exemplo, a importância da capacitação não só para os funcionários, sobretudo, para os donos de estabelecimentos. Vimos nas palavras do Secretario o sentido de unidade, de movimento, de harmonia de conjunto. É assim que o turismo deve caminhar.

Vimos mais ainda no Secretario Bismarck, vimos que sabe fazer uma das coisas mais raras e difíceis no universo político que é: saber cultivar pessoas.

É raro, é bonito, é gratificante, é elegante.

Quando saímos chegamos as seguintes conclusões: o secretario faz parte da espécie mais rara do planeta que são os gentlemen e o turismo precisa de muitos Bismarck’s. Que sorte a nossa, ele está aqui no Ceará!

Obrigada, secretário!


10 comentários:

Luiza disse...

Percebe-se o quanto o Secretario revolucionou, o Ceará virou um canteiro de obras, e todas para benefeciar o turismo. Aeroportos, estradas, iluminação, ponte. Tudo isso somado as belezas naturais, só vai dar o Ceará!Não tem pra mais ninguém.

Unknown disse...

É, não tem como negar, nosso Ceará está bem melhor. O Secretario sabe trabalhar.

Chris disse...

Parabéns, professora! Trabalhos como o do secretário Bismark mercem destaque. O turismo agradece a seiedade e a responsabilidade com que é tratado. Boa sorte, Ceará!

Lucia/Canoa Quebrada disse...

bom dia tia eliane...
é verdade...
bom dia

um abraço e apareça por aqui...bjs
lucia

Pedro disse...

é o meu Cearé, ele é assim:
No Ceará É Assim
Fagner
Composição: Carlos Barroso

Eu só queria
Que você fosse um dia
Ver as praias bonitas do meu Ceará

Tenho certeza
Que você gostaria
Dos mares bravios
Das praias de lá

Onde o coqueiro
Tem palma bem verde
Balançando ao vento
Pertinho do céu
E lá nasceu a virgem do poema
A linda Iracema dos lábios de mel

Oh! Quanta saudade
Que eu tenho de lá
Oh! Quanta saudade

A jangadinha vai no mar deslizando
O pescador o peixe vai pescando
O verde mar ...
Que não tem fim
No Ceará é assim

Aracati em Foco disse...

Caríssima Eliane Turismóloga!
Realmente o Ceará deu uma respirada legal enchendo nosso peito se orgulho com a pasta do turismo cearense ocupada pelo experiente e técnico Bismarck Maia.

Quanto a minha ausência ao evento foi porque viajei à Fortaleza e somente voltei agora a noite de domingo.

abraço e espero conhece-la pessoalmente pois admiro muito seu trabalho e o amor que dedicas ao turismo.
Sandro Guimarães.

Mara Velasco disse...

Q experiência ñ amiga? Vc que é uma apaixonada por pessoas q fazem diferença, deve ter ficado realmente feliz, em conhecer o Sr. Bismark. Eu espero ter a oportunidade de conhecê-lo na minha próxima visita a essa terrinha q amo tanto! Gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho e só espero q tenhamos a sorte de tê-lo como exemplo a ser seguido por outros gestores públicos! parabéns e vc merece tds esses presentes q a vida te oferece! Tenho muito e muito orgulho de vc!

Anônimo disse...

Arrassou!!!
A professora Eliane sempre ultrapassando as expectativas,não pude ir ao evento, mas as colegas disseram o quanto foram bem recebidas e adoraram conhecer o sr.Bismark.Realmente ele é um grande homem e com essa simplicidade toda,ele é o cara.
como ele estar revolucionando no turismo,vc também estar na nossa vida,mostrando a valorição do nosso curso(Turismo) e nos colocando diante de gente de grande importância como o secretário.AGRADEÇO muito pela prof a senhora é,e principalmente pela dedicação e valorição pela sua profição.
Dayane costa-7périodo de turismo.

Anônimo disse...

É isso aí o Turismo e o Secretário Bismarck Maia fazendo acontecer sempre em nosso Ceará e em especial na minha,nossa cidade de Aracati.

Fico feliz ver colegas de sala da Faculdade estaram junto do Secretário e prestigiando sempre aprendendo cada vez mais o cotidiano do Turismo no Mundo, que pena não pode estar junto,mas se fiz presente com elas,amigas e professoras.
Como diz o nosso grande Cazuza o Turismo ou seja "O Tempo não Para".

Anônimo disse...

Muito sábia em suas palavras como sempre.Arrasou professora.Zenilda Braga estudante de Turismo.