segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cozinha do Costa Concórdia



Confira as impressões de bordo da reportagem do iG, que, junto com fãs do rei Roberto Carlos, saboreou seis refeições por dia

O italiano Saverio D'Antonio é o responsável pela maior cozinha do Costa Concórdia, navio que está atualmente na costa brasileira. O chef executivo comanda uma equipe de 180 cozinheiros e 220 garçons, divididos em dois turnos e mais de dez nacionalidades. D'Antonio e seu time cuidam de boa parte dos 15 000 pratos servidos por dia para os 3 800 passageiros a bordo de cruzeiros como o recente “Emoções em Alto Mar”, projeto temático que reúne fãs do cantor Roberto Carlos. A reportagem do iG participou de uma dessas viagens.

Os maiores desafios da gastronomia nesse tipo de viagem são lidar com o volume de ingredientes e a variedade de paladares e, ao mesmo tempo, tentar manter o padrão alto de qualidade. O resultado, às vezes, é curioso: feijoada e camarão podem aparecer lado a lado no bufê; salsicha, batata frita, alcachofras e mexilhões? Também.

Um transatlântico do porte do Costa Concórdia serve em média seis refeições diárias: café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e lanches à noite. Para tal, lá pelas onze horas da manhã os cozinheiros já se organizam em bancadas para pré- montar as entradas que serão servidas no jantar, cujo cardápio pregado na parede já tem rasuras feitas pelo chef ou por seus assistentes. Ritmo é uma das palavras-chave em uma embarcação onde são consumidos mais de 500 quilos de carne por dia e as sopas são feitas em tachos de 300 litros.

Todo o serviço é dividido em sete restaurantes, entre os quais três têm sistema de buffet e dois oferecem refeições do dia e serviço à la carte – cabe ao passageiro escolher o formato desejado. Para as cabines que pagam pelo serviço de spa, existe um cardápio com redução de sódio e gordura. Em outro restaurante, menor, há uma proposta mais ambiciosa. A cozinha é separada das demais. O Club Concórdia exige reserva e tem menu exclusivo cobrado à parte dos passageiros: 20 dólares por pessoa. Para evitar o agito dos outros salões, vale o investimento.

Viajar de navio significa fazer quase todas as refeições em alto mar. É possível saborear cada garfada com vista para o oceano, e conhecer bem o garçom filipino, mas algumas decepções são praticamente inevitáveis. A qualidade das preparações oscila, assim como o nível de sofisticação. Poucos itens realmente impressionam.

O café da manhã tem boa variedade e jeitão de hotel. Com exceção do café fraco de máquina, é possível abrir o dia com uma boa seleção: waffles, croissants, ovos, frutas, bacon e cereais.

O almoço e o jantar são servidos em buffet e à la carte. Se pratos de plástico, réchauds e eventuais filas para se servir incomodam, a melhor escolha é o chamado menu sugerido, em serviço único - menos opções, mais tranqüilidade. Todos os dias os cardápios se encarregam de servir carne branca e vermelha, saladas, massas, sopas e sobremesas que agradam diferentes exigências. É fácil encontrar massa com molho de tomates, frango grelhado e... sopa fria de peras e mel.

O melhor e mais agitado jantar é servido na noite de gala, quando a equipe do restaurante e o capitão do navio são oficialmente apresentados. Há toda uma mise en scène, com música e bandeiras de países. A reportagem do iG participou de uma dessas refeições no Costa Concórdia, quando foram servidos pratos como lagosta e risoto de funghi e azeite trufado.

Para os brasileiros, uma das maiores vantagens de estar em um barco estrangeiro é o carregamento de ingredientes importados trazidos da Europa, como uma inesquecível mussarela de búfala, o presunto cru italiano e o caviar russo.

Os restaurantes menores - neste navio, são o Samsara e o Club Concórdia - têm, todos os dias, preparações com ingredientes selecionados como vitela, lagostins e camarões. Tudo com um certo acento italiano. O resultado final não é exatamente superior ao que é servido nos outros locais, mas o ambiente é certamente mais agradável.

Fonte: http://comida.ig.com.br/Julia Reis, iG São Paulo

Um comentário:

Licia disse...

O melhor de tudo do Costa do Concórdia é o definitamente o REI Roberto Carlos. Com ele nem lembramos de comer,nem se tá quente ou se tá frio. Tudo vira acompanhamento da viagem, ele que é o nosso prato principal.