quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Setor hoteleiro vai ganhar nova forma de classificação dos serviços


Classificação oficial por estrelas do início dos anos 90 caiu em descrédito.
Cada tipo de hotel será qualificado conforme a natureza.
Para garantir que os hóspedes não sejam enganados, hotéis, pousadas, resorts e flats ganharão uma nova forma de classificação dos serviços.Isso acontece porque a classificação oficial por estrelas feita no início dos anos 90 caiu em descrédito e, há cinco anos, não há fiscalização. Alguns hotéis mantiveram o status, sem manter a qualidade dos serviços.
A antiga classificação exigia, por exemplo, que nos restaurantes dos hotéis quatro e cinco estrelas, as toalhas de mesa e os guardanapos fossem de tecido. Os copos, no caso dos cinco estrelas, só tipo cristal e os pratos, apenas os de porcelana.

Isso agora vai mudar. Até maio o governo discute com o setor um novo modelo de classificação, exigido pela Fifa e pelo Comitê Olímpico Internacional já que o Brasil vai sediar a 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Em vez de um só critério, como era, serão oito, chamados de matrizes. Cada tipo de hotel será classificado conforme a natureza: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis-fazenda, hotéis de selva, hotéis-históricos e "cama e café".
A prioridade será a qualidade dos serviços prestados.

A nova classificação, de uma a cinco estrelas, deverá vigorar no segundo semestre. Não será obrigatória, mas quem adotá-la terá facilidades para conseguir financiamento do governo. Empresários do setor não demonstraram entusiasmo com a iniciativa.
Fonte: Globo


Um comentário:

Debora disse...

Isso precisa ser revisto, a auto-classificação dos hoteis hoje nada tem a ver com os critérios de uma categoria,muito comum encontrarmos hoje 4 e 5 estrelas que não valem nem 3. Os donos e gerentes é que se acham aptos a classificar. Já me hospedei em um hotel que diz ser 5 estrelas que deixa muito a desejar em instalações e serviço.O turista não mais bôbo,simplesmente ele não retorna.
Debora