quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Salvador lança campanha contra exploração sexual no Carnaval


Salvador começa a participar oficialmente da Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval nesta quinta-feira (11). A campanha, coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, será lançada na Central de Gestão do Carnaval, na Praça do Campo Grande, às 19h.

O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi e a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças, Leila Paiva, participam do lançamento, O representante do Ministério da Saúde, Adilson França, também já confirmou sua presença no evento.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), que coordena as ações em Salvador, já esta em campo desde desta quarta-feira (10), fazendo a distribuição do material de divulgação da campanha. Até sexta-feira (12) o trabalho se concentra no Aeroporto e Estação Rodoviária e durante todo o carnaval nos circuitos da festa, incluindo as arquibancadas.

O material de divulgação da Campanha de Enfrentamento da Exploração de Crianças e Adolescentes no Carnaval em Salvador totaliza 87 mil abanadores, 59.900 mil adesivos e 1,7 mil cartazes. As mensagens estão escritas em português, inglês espanhol, já que o Carnaval é uma festa que atrai turistas estrangeiros.

Denunciar é Preciso - A Campanha de 2010 relaciona o enfrentamento da violência sexual com imagens típicas do Carnaval. Por isso, traz como marca um pierrô com uma lágrima escorrendo no rosto. “A lágrima, traço característico desse personagem, representa a dor e o sofrimento das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”, ressalta Leila Paiva.

Com o slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”, a campanha busca prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o carnaval. Além de enfatizar que as denúncias devem ser feitas não somente ao Disque 100, mas também ao Conselho Tutelar nos municípios. Segundo Leila Paiva, a exploração sexual de meninas e meninos é um fenômeno cultural que só será coibido com a participação efetiva de toda a sociedade. “É importante estarmos vigilantes neste período, pois trata-se de cuidar do desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes”, ressalta.

Durante o carnaval serão distribuídos mais de 1 milhão de peças publicitárias. O material inclui adesivos, bandanas, camisetas, cartazes, bonés, tatuagens temporárias, abanadores e outdoors. Além de Salvador, o Governo Federal, sob a coordenação da SEDH/PR, em parceria com a sociedade civil e organismos e organizações internacionais, levará a campanha a outras 14 cidades: Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Florianópolis, Belém, Manaus, Corumbá, Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Porto Velho e Campo Grande.

Resultados Positivos - Em relação à Campanha do Carnaval de 2008, Salvador registrou aumento de 61% no registro de denúncias no Disque 100. “Os resultados concretos, como o aumento das denúncias recebidas, mostra que essas campanhas têm sido positivas”, avalia Leila Paiva.

Durante todo o ano de 2009, a média diária de denúncias ao Disque 100 foi de 82. O Disque Denúncia Nacional – 100 é executado pela SEDH/PR, em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).

A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. As denúncias são recebidas e encaminhadas sete dias por semana, inclusive feriados, das 8h às 22h. O encaminhamento das denúncias é feito para a rede de proteção e responsabilização do local onde a vítima se encontra.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário: