terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Michelangelo


Ciência e religião unidas em uma imagem criada pelo grande Michelangelo em sua obra mestre, os afrescos da Capela Sistina. Um detalhe que demonstra todas a genialidade e capacidade criativa e artística do pintor- escultor.

Em 1990, o doutor Frank Lynn Meshberger publicou um artigo (Ver arquivo pdf) no Diário da Associação Médica Norte-americana explicando que as figuras e sombras situadas por detrás de Deus, é uma imagem anatomicamente precisa do cérebro humano, incluindo o lóbulo frontal, o quiasma óptico, o tronco do encéfalo, glândula pituitária e o cerebelo.

Deus esta superposto sobre o sistema límbico, o centro emocional do cérebro. Seu braço direito estende-se desde lóbulo frontal, a região mais criativa e mais exclusivamente humana do cérebro. Sob o braço estendido do criador, aparece curiosamente um anjo entristecido, em uma área do cérebro que aparece ativada em uma tomografia TEP, quando alguém experimenta um pensamento triste.

Esta cena é a famosíssima criação de Adão que já esta vivo e Deus lhe infunde a faísca de vida sem se tocarem, ligados como uma sinapse neuronal.

Fonte:Conteúdo e imagem http://www.mdig.com.br/

Nenhum comentário: