terça-feira, 18 de agosto de 2009

França Destino Preferido

"França deve se manter líder do turismo mundial, diz secretário francês da Efe, em Paris."
A França continuará sendo o principal destino turístico mundial em 2009, já que a queda do turismo está ocorrendo nas mesmas proporções no mundo todo, afirmou o secretário de Estado de Turismo francês, Hervé Novelli.
Novelli disse à emissora de rádio Europe 1 que a queda de turistas estrangeiros que visitam a França é de cerca de um terço em relação aos números do ano passado, e acrescentou que os campings registrarão "um ano recorde".
Os hotéis de luxo são os que estão sofrendo a menor ocupação de turistas estrangeiros.
"Nesta temporada, devemos registrar uma queda em comparação ao ano passado, mas não será uma catástrofe", concluiu o secretário. " Folha de São Paulo

Turismo na França
Com 76 milhões de turistas estrangeiros em 2006, a França é o país mais visitado do mundo.
Para tanto, a França dispõe de:

18.284 hotéis,
8.138 áreas de camping,
914 aldeias de férias,
177 albergues da juventude,
79.700 pousadas rurais e de interior e
34.848 quartos de hóspedes.

A França ocupa o terceiro lugar mundial em receita com o turismo, atrás dos Estados Unidos e da Espanha, faturando um total de 66 bilhões de euros. O superavit comercial nesse setor chega a mais de 8,9 bilhões de euros.
1.200 museus atraem dezenas de milhões de visitantes por ano. Só o Louvre, o palácio de Versalhes e o museu de Orsay recebem cerca de 16 milhões de pessoas todo ano. A maior parte das cidades do resto do país possuem também um ou vários museus.Por outro lado, mais de 2.400 monumentos estão abertos ao público (7 milhões de visitantes por ano) e a Torre Eiffel é o mais visitado deles, com 6,7 milhões de visitantes por ano. Por fim, 42.300 edificações são protegidas pelo Ministério da Cultura a título de monumentos históricos, tudo isso aliado à exuberante paisagem e natureza. Em qualquer lugar contempla-se a arte aspecto valorizado e respeitado pelos franceses.

Além disso tudo a França conta com políticas píblicas que incentivam a atividade turístca:

Os assalariados franceses dispõem legalmente de férias remuneradas pelas empresas - cinco semanas de descanso remunerado por ano desde 1982 - contam também com a redução do tempo de trabalho para 35 horas semanais, o que incide diretamentea no tempo livre.

Cheque Férias:
Criada em 1982, a Agência Nacional dos Cheques de Férias coloca à disposição dos assalariados de renda baixa o "cheque de férias", que lhes permite ter acesso a uma temporada turística e a uma série de atividades culturais e de lazer. O cheque de férias é comprado pelo empregado por uma pequena parcela de seu valor e é aceito pelos estabelecimentos de turismo: hotéis, restaurantes, etc. 5,6 milhões de pessoas utilizaram esse dispositivo em 2001 e 65 milhões de títulos foram emitidos. O acesso ao dispositivo do cheque de férias foi estendido às pequenas e médias empresas de menos de 50 empregados em 1999, e às pessoas de renda mais elevada em 2001;
A bolsa de solidariedade de férias:
A bolsa de solidariedade de férias foi criada em 1999, em conseqüência da lei de luta e prevenção contra a exclusão. Ela reúne empresas privadas da área do turismo, associações de turismo social e associativo e comitês de empresas, as empresas públicas de transportes, as coletividades locais e territoriais e a Agência Nacional do Cheque de Férias.
O plano patrimônio:
Esse programa, lançado em 1990, permite a renovação das aldeias e casas familiares de férias administradas por órgãos sem fins lucrativos graças a ajudas para investimento. No período de 1990-2000, 100.000 leitos foram beneficiados com esses créditos. Como cerca de um terço desses leitos estão situados em zona rural, o plano patrimônio favorece uma distribuição mais equilibrada da oferta turística e dentro de uma boa relação custo/benefício.
O acolhimento de portadores de necessidades especiais:
Todo ano é realizada uma campanha para o acolhimento dos portadores de necessidades especiais. Criado em 2001, um rótulo "tourisme et handicap" é atribuído aos estabelecimentos turísticos com as adaptações adequadas.
Fonte: http://www.ambafrance.org.br/

Nenhum comentário: