sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Alberto Tripodi

"Morreu na manhã de hoje, vítima de convulsão, por volta das 7h, o carnavalesco Alberto Trípodi, pai da cantora Viviane Trípodi. Alberto foi coordenador do Carnaval na gestão de Fernando José e tinha grande experiência na área. O sepultamento será às 16h de hoje no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas."

Quem é baiano sabe o que é "Tripodão". O trio que animou os foliões em vários carnavais. Alberto Tripode, seu dono era um defensor ferrenho do trio independente, aquele que o folião brinca com a roupa que quiser, sem corda e sem limitações.
O blog se solidariza com a família Tripodi -em especial Elzinha - nesse hora de dor com a perda do grande carnavalesco que a Bahia teve: Alberto Tripodi. Único!

Eu sou o carnaval em cada esquina
Do seu coração (menina)
Eu sou o pierrot e a colombina
De Ubarana a Amaralina
Que alucina a multidão (eu sou)
Toda a cidade vai navegar
No mar azul Badauê
Fazer tempero, se namorar
Na massa do massapé
Tem baba de moça no Carapuá
É ganzá, bongô, agogô, pirá
Tem baba de moça no Carapuá
É ganzá, bongô, agogô, pirá

Bahia lamenta morte de Alberto Trípodi
Publicada: 15/08/2009 Atualizada: 15/08/2009

"A Bahia perde umas das suas grandes referências do carnaval de Salvador. Alberto Trípodim morreu ontem, aos 53 anos, de parada cardíaca. Segundo amigos, por volta das 7h30 da manhã, ele começou a ter convulsões seguida por uma parada cardíaca. Familiares, artistas e políticos acompanharam o sepultamento do produtor realizado às 16 horas no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. O carnavalesco deixa três filhos, entre eles a cantora Viviane Tripodi, filha mais velha, a quem Alberto sempre incentivou a seguir a carreira artística.
“Meu amor pelo carnaval nasceu por causa dele, sempre me incentivou, acreditou em mim como grande estrela, agora vou levar adiante o trabalho dele e sempre vou lembrar dele com alegria”, declarou emocionada Viviane.
Dono de trios elétricos e grande incentivador do trio independente, Alberto foi um dos responsáveis pela criação do circuito Barra-Ondina, quando ocupou o cargo de coordenador do carnaval, durante a gestão do prefeito Fernando José. Tripodi foi presidente do Conselho do Carnaval, onde atuou sempre em defesa dos blocos afros e do folião pipoca.
“Foi uma grande perda para o carnaval da Bahia, o trio elétrico perde um grande filho e gera um grande pai. Meu Pai – Osmar Macedo- sempre dizia que ele era o seu filho herdeiro do trio elétrico. Uma vez subi no trio puxado por Viviane, fiquei contagiado pela alegria de Trípodi no trio”, afirmou Armandinho Macedo. A democracia era um traço
marcante no carnavalesco. O cantor e compositor Luiz Caldas, falou com grande pesar da morte inesperada de Trípodi. "Uma perda terrível para o carnaval da Bahia.Para ele pouco importava a parte comercial do carnaval .Tripodi queria a democracia dentro do carnaval. A felicidade dele era ver um músico tocando feliz, na verdade ele se preocupava com arte", afirma.
O compositor Baiano Chocolate da Bahia relatou a importância de Trípodi na trajetória do carnaval." Ele foi um visionário, um gênio, um dos grandes responsáveis pelo carnaval ser o que é hoje. Era um grande amigo, praticamente um irmão. Um homem de grande generosidade, que revelou grandes artistas como Sarajane, Luiz Caldas, dentre outros. Sempre apostou no meu talento. O Tripodão, Novos Baianos, Tapajós, o circuito Barra-Ondina fazem parte do seu legado. Ele queria o carnaval acessível para todos, era o grande incentivador do Carnaval pipoca", revelou.
Domingos Leoneli, secretário de Turismo do estado da Bahia disse: “Trípodi era um lutador e um brigão. O lado bom era seu lado lutador, o lado difícil era o lado brigão. Entretanto, sempre prevaleceu o lado bom. Ele tinha coragem, raça. Um pai que além de educar sempre incentivou a arte, através do apoio incondicional na carreira de Viviane. Lembro de ato de coragem quando eu perdi a eleição, ele me chamou para cima do seu trio, que era patrocinado por meus adversários políticos, Trípodi fez um discurso em minha homenagem. Esta atitude naturalmente deve ter lhe dado muita dor de cabeça, mas sua característica era a coragem”, finalizou o secretário.
Tribuna da Bahia

Um comentário:

Solange Maia disse...

meus sentimentos... que ele vá agora alegrar o céu !!!!

Beijo na alma...