terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dicas gastronômicas de Alex Atala

O chef Alex Atala, do premiado restaurante paulistano D.O.M., sugere um roteiro gastronômico em alguns estados do Brasil. -
Atala começa a entrevista lembrando de Belém, no Pará. Ele justifica a escolha número um: "ali você tem toda a Amazônia a sua frente. Todos os produtos de floresta, do estuário e do mar". O chef também indica uma visita ao mercado "Ver-o-Peso", para comer um genuíno açaí.
Em seguida, Atala se recorda do restaurante "Paraíso Tropical", no bairro de Rio Vermelho, em Salvador, "uma parada obrigatória", segundo ele. Um prato imperdível é a "moqueca de maturi", espécie de castanha de caju "antes de virar castanha". O cardápio se baseia na cozinha afro-baiana, com características mais próximas do Recôncavo baiano.
O especialista seleciona ainda na capital baiana o "Tempero do Dadá", no Pelourinho. O visitante não pode deixar de experimentar os "pitús ao vinagrete".
Na praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, a pedida é o famoso "Beijupirá", que tem ambiente zen e rústico, marcado por velas, numa varanda. Com frutas típicas do Nordeste, os pratos de peixes, lagostas, camarão, lula e polvo são deliciosos.
Em São Paulo (SP), Atala sugere dicas "pitorescas, legais de conhecer". A primeira é a pizzaria Venice, montada em cima de uma borracharia, com mesinhas de lata. "A pizza é muito bem feita, com uma massa fina, que parece um biscoitinho", diz.
Em termos de sushi, ele indica o Hideki, na rua dos Pinheiros, que reúne "peixes de alta qualidade e não é caro".
Outra delícia que não poderia deixar de faltar nas dicas gastronômicas de Atala é o sanduíche de pernil do Estadão, que fica aberto 24 horas, embaixo do viaduto 9 de julho.Já no Rio de Janeiro (RJ), Alex faz um tour entre restaurantes com excelentes menus de degustação. Ele aponta o Olympe, de Claude Troisgros, e o Roberta Sudbrack, da chef de mesmo nome. Ambas são amigas do renomado cozinheiro.
Endereços:
Mercado "Ver-o-Peso"
às margens da Baía do Guajará, em Belém (PA)
Paraíso Tropical
Rua Feira de Santana, 354 - Rio Vermelho, Salvador (BA)
Tel: 0/XX/87-3335-0557
Tempero da Dadá
Rua Frei Vicente, 05 - Pelourinho, Salvador (BA).
Tel: 0/XX/71 321-9642
Beijupirá
Porto de Galinhas. Rua Beijupirá, s/n, quadra 9 - lote A
Tel: 0/XX/81 3552-2354
http://www.beijupira.com.br/
Pizzaria Venice
Rua Tutóia, Paraíso. São Paulo (SP)
Hideki
Rua dos Pinheiros, 70. Pinheiros, São Paulo (SP)
Tel: 0/XX/11 3086-0685
http://www.hideki.com.br/
Bar e Lanches Estadão
Viaduto 9 de julho, 193, São Paulo (SP)
Tel: 0/XX/11 3257 7121
http://www.estadaolanches.com.br/
Olympe, de Claude Troisgros
Rua Custódio Serrão, nº 62, Lagoa, Rio de Janeiro (RJ)
Tel: 0/XX/21 2539-4542
http://www.claudetroisgros.com.br/
Roberta Sudbrack
Rua Lineu de Paulo Machado, 916, Jardim Botâncio (RJ)
Tel: 0/XX/21 3847 0139
www.robertasudbrack.com.br/

Fonte: Viagem Uol

Nenhum comentário: