quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dicas de viagens para fazer de bicicleta no Brasil


Muitos ciclistas gostam de fugir da cidade para conhecer alguns dos lugares mais bonitos do País sobre duas rodas. Chamada cicloturismo, a prática ganha cada vez mais adeptos no Brasil, com diversos roteiros para pedalar tranquilamente, apreciando a natureza e belas paisagens de um jeito saudável e sem sem se preocupar com carros, trânsito ou poluição. Atualmente, existem até agências de turismo especializadas na modalidade.

No norte de Santa Catarina, o Circuito da Região do Vale Europeu Catarinense é o primeiro criado especialmente para a prática do cicloturismo. A 30 km de Blumenau, o trajeto parte da cidade de Timbó e volta ao mesmo local. São 300 km de percurso, passando por belíssimas paisagens e natureza preservada. Além de áreas da Mata Atlântica, cachoeiras e riachos, as cidades têm prédios construídos em arquitetura "enxaimel", originária do sul da Alemanha. No circuito, é possível provar vinhos e queijos produzidos na região com o conhecimento dos imigrantes italianos. Se quiser fazer o percurso em vários dias, há hotéis e pousadas no caminho como o Hotel Timbó Park. Agências como Rota Turismo, Ativa Rafting e Viatur programam passeios guiados pelo circuito.

A Estrada Real, que sai de Diamantina, em Minas Gerais, e chega até Paraty, no Rio de Janeiro, passa por cidades históricas e tem mais de 1.600 km. O site de turismo da Estrada Real oferece roteiros planilhados, indicando as diferentes altitudes do terreno. A Estrada está dividida em quatro caminhos, sendo que o mais longo deles chega a ter 680 km. O chamado Caminho Velho é para ciclistas mais experientes e vai de Ouro Preto a Paraty, indo das minas ao mar e passando por 38 cidades e muitos quilômetros de natureza. Nesses caminhos, existem dezenas de roteiros para ciclistas menos experientes, como a rota entre Mariana e Ouro Preto, de apenas 11 km. A agência de turismo Trilhas de Minas tem roteiros de cicloturismo pela Estrada Real com duração de 8 dias, incluindo refeições e um carro de apoio.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, com seus 152.000 hectares, tem algumas das paisagens mais bonitas do Brasil e é outro destino ideal para cicloturistas. Os ciclistas podem combinar o esporte amado com passeios por centenas de cachoeiras, grutas, morros e rios nesta região baiana que fica localizada a 400 km de Salvador. Roteiros de uma semana são oferecidos por agências de turismo percorrendo o parque e suas belezas naturais.

Informações: Andrés Bruzzone Comunicação e Terra

Nenhum comentário: