Bob Marley, 36 anos, o astro jamaicano da música reggae morreu vítima de câncer no cérebro, conforme noticiou o porta-voz do Hospital americano Cedros do Líbano em Miami, na Flórida, onde estava internado.
No dia 6 de abril de 1945, nascia no vilarejo de Nine Mile na Jamaica, de um súbito relacionamento entre um oficial do exército inglês e uma jovem nativa, Robert Nesta Marley, que se tornaria o principal difusor da música reggae e do rastafarianismo: Bob Marley.
Com apenas 21 anos, uniu-se aos amigos Peter Tosh e Bunny Wailer e fez surgir na favela onde moravam, na capital jamaicana o grupo The Wailing Wailers. Em meio à pobreza, criavam música aprimorando o reggae que começava a ganhar contornos. O sucesso veio com sucessivos discos lançados, motivando o rebatizamento do grupo como The Wailers, que ganhou novos integrantes, entre eles a futura mulher de Bob, Rita, com quem se casaria também em 66. Foi nesta época que Bob conheceu o rastafarianismo e, seguindo a filosofia da doutrina à risca, deixou de cortar os cabelos, passando a cultivar seus famosos dreadlocks. A projeção internacional chegou em 1975, quando Eric Clapton regravou um de seus maiores sucessos, I shot the sheriff. A versão do guitarrista inglês foi um marco na carreira de Bob, que a partir daí passou a excursionar por diversos países. Em 1977, a doença deu os primeiros sinais. Em respeito à sua religião, o cantor não cumpriu o tratamento médico recomendado. A doença progrediu a uma mestátase que interrompeu precocemente sua carreira quatro anos mais tarde. Passados 27 anos, a genialidade de Bob Marley se mantém influente através da crítica social de suas músicas entoadas como hinos em todo o mundo.
Festa na Urca e pelada de futebol
Embora o sonho de uma apresentação de Bob Marley no Brasil nunca tenha se concretizado, ele passou pelo país em 1980, convidado para uma festa da gravadora alemã Ariola, no Morro da Urca. Em sua breve estadia, participou do famoso evento esportivo do sítio de Chico Buarque: a pelada de futebol. Além do ilustre anfitrião, Marley, vestindo a camisa do Santos Futebol Club, compartilhou da companhia de famosos como os artistas Moraes Moreira e Toquinho, e o jogador Paulo Cesar Caju.
Informações: Portal JB Hoje na História
Nenhum comentário:
Postar um comentário