domingo, 7 de junho de 2009

Sarkozy exemplo para o Brasil







Foto: Local do acidente da TAM, cada estrela representa uma pessoa que estava no avião. Atualmente está assim. Foto tirada em 24/05/2009
O século XX representou avanços para atividade turística em todo o mundo, mas inicialmente, e principalmente na Europa, o Turismo foi revelado como fato que incidiu diretamente na economia dos lugares. Daí surgiu um interesse maior pela atividade e como estava sendo exercida.
Essa atenção especial pelo Turismo fez surgir na Europa os primeiros estudos e interesses pelo Direito na atividade turística. Esse entendimento nasceu da necessidade de assegurar ao turista segurança em sua viagem. Desde quando ele, o turista, é a matéria- prima da atividade.
Nesse cenário, a França foi precussora, foi o primeiro país do mundo a normatizar a atividade. Partindo-se do princípio que o turista é o alicerce, portanto deve ser assegurado a ele um suporte legal ao desenvolver a atividade.
A França compreendeu a importância de assegurar um turismo sadio e seguro, já que sentia a forte influência positiva na sua economia. E acima de tudo a importância do TURISTA, ele bem tratado retorna e recomenda.
Ali há algum tempo já existia respeito ao turista, o que justifica que não é por acaso que esse país está no ranking dos lugares mais visitados do mundo. Foi percebida e valorizada a dinâmica e a influência do turismo. Assim a atividade passou ocupar um espaço significativo nos diálogos com o turista. O passado revela nossas tradições.
O que é visto claramente na diferença do governo da França e do Brasil, quando se trata de postura e comprometimento com as pessoas na hora do outro lado do turismo: a tristeza e a dor.

Exemplos:

"Amigos e familiares das vítimas do acidente do vôo JJ 3054 da TAM estão no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) onde realizam nesta quinta-feira uma manifestação para lembrar um ano da tragédia que matou 199 pessoas. Na noite do dia 17 de julho do ano passado, o Airbus da TAM tentou aterrissar em Congonhas, não conseguiu, e se chocou com um depósito da companhia aérea do outro lado da avenida Washington Luís, em frente à pista principal do aeroporto.
Munidos de cartazes com pedidos de "justiça" e "verdade", os manifestantes pararam em frente ao guichê da TAM. Para a Afavitam (Associação dos Familiares das Vítimas da TAM - JJ3054), a empresa prioriza o lucro em detrimento à segurança. Os parentes das vítimas culpam essa postura pelo acidente, o maior desastre aéreo da história do Brasil."

"Sarkozy reuniu-se no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris com alguns dos familiares de pessoas que embarcaram no avião. "Eu disse a eles a verdade. As possibilidades de encontrar sobreviventes são muito pequenas", afirmou. Segundo ele, as operações de busca para encontrar o avião "serão muito difíceis", porque a região de busca "é imensa" no Oceano Atlântico, em uma área que vai do Nordeste do Brasil até a costa da África.
Nicolas Sarkozy, que estava acompanhado pelos ministros do Meio Ambiente e das Relações Exteriores, Jean-Louis Borloo e Bernard Kouchner, e pelo secretário de Estado para os Transportes, Dominique Bussereau, conversou durante meia hora com familiares dos passageiros do vôo."
Percebe-se claramente a mudança de postura do governo brasileiro após assistir o Presidente da França, Sarkozy, ir até ao encontro dos familiares confortá-los.
Quando isso aconteceu aqui no Brasil?
Só após o exemplo do Presidente Sarkozy, a lição foi copiada através do Vice-Presidente José Alencar - por orientação do Presidente Lula - foi até o aeroporto. Esperamos que tenham aprendido!
Como diz Beto Guedes: "...a lição sabemos de cor...só nos resta aprender...!"

Nenhum comentário: