quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Museu americano lança linha de tempo on-line sobre os ataques de 11 de setembro

Uma linha do tempo interativa, que narra o episódio marcante do dia 11 de setembro de 2001 - http://timeline.national911memorial.org/ , nos Estados Unidos, foi lançada nesta quarta-feira (23) pelo Museu do Memorial Nacional dos Ataques de 11 de Setembro. A história, que conta com vários recursos digitais, é exibida em ordem cronológica e trabalhada com áudios e vídeos, muitas vezes pertubadores para quem viveu parte da tragédia.

Além da exposição virtual, será construída uma estrutura no local do antigo edifício World Trade Center, em Manhattan, para homenagear os quase 3 mil mortos nos atentados contra Nova York e Washington.(Veja o projeto da construção): http://www.national911memorial.org/site/PageServer?pagename=New_Home

- Essa é uma tentativa real de reproduzir o que foi um dia incrivelmente caótico em um formato que seja acessível para todas as pessoas aprenderem e entenderem os fatos - disse Joe Daniels, presidente da National September 11 Memorial e Museum.

A linha do tempo começa às 5h45m da manhã. É possível visualizar imagens dos sequestradores de aviões Mohamed Atta e Abdulaziz al-Omari passando pela segurança no Aeroporto Logan de Boston, pouco antes do embarque em uma aeronave da American Airlines Flight 11, a primeira a bater na torre norte do World Trade Center. A exibição termina com o presidente George W. Bush em um comunicado à nação, às 20h30m.

Durante o passeio pelas imagens da tragédia com recursos digitais, são encontradas fotos emocionantes de sobreviventes e bombeiros que estavam no local quando os aviões atingiram os edifícios.

O funcionário de um escritório conta, em primeira pessoa, como foi, por volta das 9h15m, a evacuação da torre e a descida pelas escadas desde o 47º andar da Torre Norte.

- Havia três grupos de pessoas. As pessoas comuns, como eu, que tentavam descer e as pessoas que estavam descendo dos outros andares acima, que ficaram muito queimadas, irreconhecíveis - disse Bruce Dellinger, que trabalhou na uma empresa de marketing, em um arquivo de áudio.

- O terceiro fluxo de pessoas foi o pessoal de segurança e dos bombeiros. Nos olhos deles podiamos ver que sentiam medo.

Os organizadores do cronograma tomaram um cuidado especial no desenvolvimento do site para permitir aos visitantes visualizar apenas o conteúdo desejado. Caso o usuário se sinta desconfortável, um botão de avanço rápido permite pular momentos inquietantes.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário: