quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Funcionários da Disney têm como primeira função criar mundo feliz


Parte importante do mundo Disney é a manutenção da sensação de que esse é um lugar feliz (e brincalhão). Para isso, os funcionários do complexo têm um papel importante.

Eles costumam se despedir com o bordão "Have a magical day!" (Tenha um dia mágico!), apresentam-se com um "How are you?" (Como vai você?), na tentativa de criar um clima de amizade, de que você está entre amigos nos parques. Parte deles falam com sorrisos e em uma voz melodiosa.

Japonesa Ayumi Takahashi, 22, universitária que trabalha temporariamente como atendente no Magic Kingdom
Nem todos fazem isso, claro, mas ainda assim pode-se perceber a característica; tanto que é estranho quando o funcionário atende de um jeito neutro e comum.

As garçonetes do restaurante no hotel no hotel Wilderness Lodge falam brincando com as crianças. Os adultos podem ser tratados como crianças, levando bronquinhas e até ganhando comida na boca, se descuidar. Isso pode chegar a irritar alguns, mas o negócio é embarcar no mundo Disney.

Ainda no hotel, no café da manhã, costuma-se promover uma espécie de "cavalgada relâmpago", com cavalinhos de pau oferecidos às crianças.

De fato, uma brasileira que trabalha em um restaurante no parque Magic Kingdom --e não quis se identificar-- explica que realmente, os coordenadores dão um peso importante para a manutenção desse encanto por parte dos funcionários.

"Vocês são responsáveis por manter a imagem daqui", dizem. E os superiores chamam a atenção se a pessoa estiver de mal-humor no dia.

Na verdade, ela chega a dizer até que a orientação é que se priorize cuidar desse clima feliz: esse seria o primeiro "trabalho" dos funcionários. A "função normal" em si, seja na venda de lembranças, comida, atendimento, etc, seria secundária.

Nenhum comentário: